Economia

Fórum da Economia Informal arranca hoje em Luanda

O 1º Fórum Internacional da Reconversão da Economia Informal (FIREI) arranca hoje para encerrar amanhã, em Luanda, numa iniciativa do Governo que é realizada para adoptar modelos específicos e regimes especiais de inclusão, sobretudo no domínio fiscal.

19/09/2023  Última atualização 07H22
© Fotografia por: DR

De acordo com informações disponíveis na nossa Redacção, o encontro decorre sob o lema "Reconversão da Economia Informal, o Vector para o Crescimento  Económico e Sustentabilidade Fiscal”, contando com 250 participantes, entre os quais representantes do Governo, associações da sociedade civil e convidados internacionais do Brasil e de Marrocos.

"A problemática da economia informal não só sentida em Angola: é um caso que se vive a nível mundial”, afirmou o secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, ao falar de objectivos no Fórum, há duas semanas, notando que, no mundo, 60 por cento da população economicamente activa, isto em cerca de dois mil milhões de pessoas, estão empregadas na economia informal.

Com base na observação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) a estabelecerem a necessidade da melhoria das condições laborais, o Governo angolano adoptou uma agenda de combate à informalidade com a implementação de vários programas.

Nessa acepção, está em curso uma agenda de melhoria do ambiente de negócios e atracção de investimentos, algo que o secretário de Estado disse ser favorecido com a Medida de Facilitação de Vistos recentemente aprovada no quadro pacote das Medidas de Estímulos e Dinamização da Economia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia