A Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA) queixou-se, esta quarta-feira, das baixas taxas de ocupação, ausência de créditos financeiros bonificados, falta de uma central logística e de energia e água canalizada, em algumas zonas, para alavancar o sector.
A conferência "Doing Business in Angola" que decorreu, terça-feira, em Lisboa, reuniu empresários portugueses de destaque com experiência consolidada e aqueles que aspiram ingressar no mercado angolano.
O 1º Fórum Internacional da Reconversão da Economia Informal (FIREI) arranca hoje para encerrar amanhã, em Luanda, numa iniciativa do Governo que é realizada para adoptar modelos específicos e regimes especiais de inclusão, sobretudo no domínio fiscal.
De acordo com informações disponíveis na nossa Redacção, o encontro decorre sob o lema "Reconversão da Economia Informal, o Vector para o Crescimento Económico e Sustentabilidade Fiscal”, contando com 250 participantes, entre os quais representantes do Governo, associações da sociedade civil e convidados internacionais do Brasil e de Marrocos.
"A problemática da economia informal não só sentida em Angola: é um caso que se vive a nível mundial”, afirmou o secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, ao falar de objectivos no Fórum, há duas semanas, notando que, no mundo, 60 por cento da população economicamente activa, isto em cerca de dois mil milhões de pessoas, estão empregadas na economia informal.
Com base na observação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) a estabelecerem a necessidade da melhoria das condições laborais, o Governo angolano adoptou uma agenda de combate à informalidade com a implementação de vários programas.
Nessa acepção, está em curso uma agenda de melhoria do ambiente de negócios e atracção de investimentos, algo que o secretário de Estado disse ser favorecido com a Medida de Facilitação de Vistos recentemente aprovada no quadro pacote das Medidas de Estímulos e Dinamização da Economia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs concorrentes angolanos à 40ª edição do “Global Management Challenge”, aberta segunda-feira, que se disputa até amanhã, em Luanda, devem pensar em desafios de investimentos e estratégias que possam resultar em atracção de negócios para Angola.
A capital angolana acolhe, de 5 a 8 de Outubro, a 53.ª Conferência das Companhias Aéreas da África Austral, certame de referência no sector da aviação que vai reflectir sobre o desenvolvimento comercial em África.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.