O Governo arrecadou 18,2 milhões de dólares com a venda, sexta-feira, de oito diamantes, num leilão onde participaram 25 empresas das principais praças diamantíferas mundiais, anunciou a Sodiam.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
A África do Sul acolhe um Fórum Comercial Estados Unidos (EUA)-África, em Novembro, apesar de um apelo anterior de legisladores norte-americanos para que o encontro seja adiado, devido ao que disseram ser o aprofundamento do relacionamento militar do país com a Rússia.
A reunião discute o futuro da Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA), a principal iniciativa comercial de Washington para o continente, que concede acesso livre de tarifas ao mercado dos Estados Unidos, um programa que expira a 30 de Setembro de 2025.
"Como disse o Presidente Biden, o futuro é África”, afirmou a representante comercial dos Estados Unidos, Katherine Tai, no comunicado, adiantando que espera visitar a África do Sul para "discutir as oportunidades para tornar a AGOA mais transformador".
Na sequência do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, em Fevereiro de 2022, as autoridades dos EUA e da Europa tentaram envolver governos africanos para contrapor as acções de Moscovo, mas a maioria dos Estados do continente evitou tomar partido.
Apesar da neutralidade declarada de Pretória, a percepção de laços estreitos entre a Rússia e a África do Sul, um importante parceiro comercial dos EUA em África, irritou Washington, de acordo com a agência Reuters.
Numa carta de Junho, os principais membros da Câmara dos Representantes e do Senado dos EUA pediram à Administração Biden para escolher outro local para o Fórum Comercial EUA-África.
Apontando as operações navais conjuntas entre a África do Sul, China e Rússia, em Fevereiro, e os planos de receber o Presidente russo Vladimir Putin na cimeira dos BRICS, sugeriram, também, que os benefícios comerciais da África do Sul ao abrigo da AGOA fossem revogados.
Os legisladores pareciam apoiar uma acusação explosiva do embaixador dos EUA na África do Sul, segundo a qual um navio russo sob sanções recolheu armas numa base naval sul-africana, no ano passado.
No final, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, não viajou para a Cimeira dos BRICS em Setembro e uma investigação sul-africana sobre a suposta entrega de armas revelou que a acusação era infundada.
Na declaração de quarta-feira, Ebrahim Patel, ministro do Comércio da África do Sul, tentou virar a página do incidente, apelando à prorrogação da AGOA. "Uma extensão da AGOA para além de 2025, promoverá o investimento interno na África e proporcionará benefícios tanto aos Estados Unidos, quanto aos países africanos”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) encerrou, esta sexta-feira, em Luanda, o 8.° leilão de diamantes brutos, tendo sido arrecadado um valor líquido total de 18,2 milhões de dólares.
A agricultura familiar é responsável por 82 por cento da produção nacional, segundo o Balanço da Campanha Agrícola 2022-2023, apresentado na segunda Reunião Ordinária do Conselho de Governação Local, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que “volvidos pouco mais de seis anos, a sociedade angolana está a experimentar um novo contexto, mais saudável do ponto de vista dos Direitos Humanos”, olhando para os esforços do Executivo, com a aprovação da Estratégia Nacional de Direitos Humanos, e a institucionalização, no país, dos Comités Locais de Direitos Humanos.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância de educar as crianças sobre as atitudes e práticas a ter para a protecção do meio ambiente.
A comissária da União Africana Josefa Correia Sacko reafirmou, no Dubai, ser fundamental a operacionalização dos fundos de perdas e danos, como forma de apoiar as comunidades mais vulneráveis do continente, principalmente as que residem em pequenos Estados insulares.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
O Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, inaugurado em Agosto de 2017, é a maior unidade sanitária da Lunda-Norte, com capacidade de internamento de 200 camas. Devido ao número de óbitos que, alegadamente, regista, alguns círculos entenderam designá-lo de “matadouro”, mas o director-geral, Buagica Mambelo, contrapõe com números: no período de Janeiro a Setembro deste ano, o hospital internou 2. 960 doentes, com registo de 2.459 altas e 322 óbitos.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou à Organização da Mulher Angolana (OMA) a continuar vigilante, reforçar a proximidade com os diferentes estratos de mulheres e assegurar a circulação da informação de qualidade sobre os ganhos conquistados e o que estão a ser obtidos no país.