Política

Fortalecidos os laços de amizade com Timor Leste e São Tomé e Príncipe

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, expressou, em Luanda, o desejo de realizar esforços comuns no sentido do aprofundamento dos laços de amizade, de solidariedade e de cooperação existentes entre Angola e Timor Leste.

29/03/2023  Última atualização 10H05
© Fotografia por: DR

O ministro das Relações Exteriores manifestou este desejo, na segunda-feira, durante um encontro com a homóloga Adaljiza Albertina Xavier Reis Magno, mi-nistra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da Re-pública Democrática de Timor Leste.

O encontro foi realizado à margem da XVI reunião extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), realizado em Luanda. Serviu para as duas individualidades passarem em revista assuntos de interesse comum, com particular destaque para a abertura, proximamente, da Embaixada da República Democrática de Timor Leste, na capital angolana.

Durante o encontro, Teté António lembrou a ligação entre os dois países, marcada por uma história co-mum de luta contra o domí-

nio estrangeiro.

De acordo com a nota de imprensa do MIREX, a mi-nistra Adaljiza Magno fez-se acompanhar, dentre outras personalidades, do embaixador Roque Félix Rodrigues, ex-ministro da Defesa timorense e também ex-ministro e vice-ministro da Educação, Cultura, Juventude e Desportos no II Governo Transitório do país e antigo consultor de Segurança do actual Presidente da República, José Ramos-Horta.

Acompanharam o encontro os embaixadores Miguel Cesar Domingos Bembe, director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais, Carlos Sardinha, director de Cooperação Internacional, e Francisco Oliveira Econgoge, representante permanente de Angola junto da CPLP.

Numa outra nota de im-prensa, o MIREX dá a conhecer que Téte António recebeu, ontem em audiência, em Luanda, o homólogo Alberto Neto Pereira, ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe.

O documento refere que durante o encontro as duas individualidades aproveitaram o momento para discutir temas ligados às relações bilaterais e também multilaterais entre Angola e São Tomé e Príncipe.

Quanto à questão bilateral, as partes destacaram a necessidade do aprofundamento da cooperação já existente, assim como da implementação dos instrumentos jurídicos assinados.

 "No que diz respeito ao multilateralismo, as duas entidades falaram da preparação da próxima Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar-se em São Tomé e Príncipe, país que deverá assumir a futura presidência rotativa da organização”, sublinha a nota de imprensa.

 

 

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política