Economia

Formalizadas 1 322 micro e pequenas empresas

Ana Paulo

Jornalista

Sector Económico formalizou, até a presente data, cerca de 1322 micro e pequenas empresas, das quais 1 072 registadas nos seis meses deste ano.

23/06/2021  Última atualização 04H05
Iniciativa de micro crédito está a reduzir a informalidade © Fotografia por: DR
Só na semana passada foram formalizados 71 micro-empreendedores, cinco pedidos de crédito e 22 milhões concedidos.
No global, no quadro da iniciativa de micro crédito, há um registo de 2 387 pedidos e 5,6 mil milhões de kwanzas desembolsados nesse domínio.

"Com as operações de micro crédito registadas, está em perspectiva a geração de 925 postos de trabalho. A meta deste ano é de  2.463 empregos”, sublinhou.

Em relação ao número de pedidos solicitados na semana finda, foi, efectivamente, financiado um candidato no sector de Processamento Alimentar, com um montante de 4,5 milhões de kwanzas.

Mário Caetano João disse que o stock de financiamento registado, desde o início da operacionalização da linha de micro crédito, situa-se em 1,9 mil milhões de kwanzas.

Para este ano, esclareceu, a meta prevista para novos registos em operações de micro crédito era de 750, números ultrapassados. A meta prevista no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022) é de formalizar dois mil micro-empreendedores.

Com a meta estabelecida para este ano, disse Mário Caetano João, o início da segunda fase do processo está previsto para Julho e serão beneficiadas as províncias cujos jovens empreendedores  viram pouco ou nenhum Kwanza do micro crédito.

"Na segunda fase, vamos trabalhar quer com  os operadores deste processo como de outras plataformas. Estamos a dinamizar o projecto "E-kumbu”, onde pretendemos com o Banco Sol utilizar esta plataforma no sentido de fazer chegar tais recursos”, garantiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia