Economia

Formalização de negócios já absorveu 1 773 milhões

João Constantino | Cuito

Jornalista

O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), aplicado pelo Governo para formalizar pequenos negócios e habilitá-los para aceder ao sistema bancário, absorveu 1 773 milhões de kwanzas em microcrédito, dos quatro mil milhões aprovados no início desta iniciativa institucional, em Julho do ano passado.

22/04/2021  Última atualização 14H43
© Fotografia por: DR
Os dados foram anunciados terça-feira, no Cuito, Bié, pelo secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, no briefing semanal com a imprensa. O responsável adiantou que, no quadro desse programa, o sector do agronegócio viu aprovados 1 035 projectos, tornando-se no que mais empréstimos beneficiou.

Na última semana, foram aprovados 31 projectos inseridos no PREI, elevando o número de aprovações no mês de Abril para 89, mas, ao longo dos primeiros quatro meses do ano,  foram recebidas 570 solicitações de crédito.    
 
No domínio do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), Mário Caetano João declarou a recepção de 178 pedidos desde o início do ano, com seis novos pedidos a darem entrada na banca na semana de 12 a 16 de Abril, elevando para 102 o número de propostas a atingirem esse estágio entre os meses de Janeiro e Abril.

Luanda, com 165 projectos, é a província que mais propostas apresentou, seguida de Benguela e Huambo, com 58. Quatro projectos aprovados na semana passada eram de  Benguela (dois), Lunda-Norte e Malanje.

Mário Caetano João sublinhou que o Bié, onde foi realizado o briefing, tem 38 projectos aprovados, 30 dos quais relativos ao Cuito.
O crédito concedido pelos programas institucionais de financiamento permitiu a criação de  9 161 empregos, este ano, e 50 258 desde que o início dessas iniciativas, de acordo com Mário Caetano João.

Segundo o secretário de Estado, o BDA  é a instituição financeira que mais está a financiar projectos do sector real, seguido pelo BAI, com 37 projectos, e o Banco BIC  com 31. Por sector, a Agricultura é que tem beneficiado de mais crédito, com 354 projectos aprovados, vindo a seguir o Comércio e Distribuição, com 216, e a Indústria Transformadora, com 111.

No domínio do apoio às vendas, Mário Caetano João disse que, na última semana, foram registados 285 produtores no Portal da Produção Nacional, e, desde o início do Prodesi, os registos somam 11 953 produtores. As províncias com mais produtores registados são a Huíla, com 938, seguida pelo Bié e o Huambo, com 1 578.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia