Mundo

Forças rebeldes expulsas de Afar

O Governo da Etiópia anunciou, ontem, que os rebeldes da região de Tigray, atingida pela guerra, foram expulsos da vizinha zona de Afar.

11/09/2021  Última atualização 08H55
Tropa do Governo da Etiópia © Fotografia por: DR
A porta-voz do Primeiro-Ministro etíope, Abiy Ahmed, disse, segundo a AFP, que os rebeldes foram "derrotados em toda a linha e obrigados a sair dos postos que ocupavam”.

Billene Seyoum adiantou, também, que as forças locais de Afar têm trabalhado em estreita colaboração com as forças governamentais, o que culminou com uma "inequívoca derrota do inimigo”.

Por sua vez, o porta-voz dos rebeldes, Getachew Reda, contestou a afirmação num poste no Twitter, onde acusa o Primeiro-Ministro de estar a tentar enganar a opinião pública. Os rebeldes tinham avançado para as regiões de Afar e Amhara no início de Julho, altura em que prometeram marchar sobre a capital, após rejeitar uma oferta de cessar-fogo apresentada pelo Governo.

Enquanto isso, as Nações Unidas negaram, esta semana, as alegações de que os campos de refugiados no Sudão estão a ser usados por rebeldes etíopes, depois das autoridades de Addis Abeba terem dito que haviam detido elementos de Tigray com cartões de refugiados.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo