O Presidente da República, João Lourenço, conferiu, esta sexta-feira, posse, ao novo ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano.
O embaixador, Sianga Abílio, Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, disse, quinta-feira, que o país reconhece a necessidade e a emergência de enfrentar a crise global, soube o JA Online, através de uma nota.
A presença de 450 efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) de apoio às operações de manutenção da paz e asseguramento das áreas de acantonamento do M23, no Leste da República Democrática do Congo (RDC), trouxe, ontem, a Luanda, o conselheiro militar junto do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas, general Birani Diop, para analisar, com as autoridades angolanas, as melhores formas de coordenação para o desdobramento das tropas.
Birani Diop, após um encontro com o chefe do Estado Maior das FAA, Altino Carlos José dos Santos, disse à imprensa que está em Luanda para abordar com as autoridades angolanas a missão da MONUSCO, das Forças das Comunidades da África Oriental e do contingente angolano que, em breve, partirá para a RDC.
O conselheiro militar junto do Departamento de Operações de Paz da Organização das Nações Unidas referiu que recebeu da alta hierarquia militar angolana informações detalhadas sobre a preparação do envio e desdobramento dos efectivos das FAA na República Democrática do Congo.
Além de receber informações sobre os procedimentos para o envio do contingente angolano à RDC, Birani Diop assegurou, também, que a unidade militar do país encontrará as condições necessárias para que desenvolva as actividades tal como incumbidas.
Relativamente à presença do contingente das FAA de apoio às operações de manutenção de paz e asseguramento das áreas de acantonamen-to do M23, no Leste da RDC, Birani Diop disse que as "Nações Unidas receberam com muita satisfação a informação do envio dos efectivos, pelo facto de concor-
rerem para o melhoramento e desenvolvimento das actividades conjuntas no terreno para a pacificação da região Leste da RDC", afirmou Birani Diop.
Data para o envio
Em relação à data para o envio do contingente na RDC, o conselheiro militar junto do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas referiu que, por enquanto, não há nenhuma confirmação sobre o momento exacto, mas as autoridades angolanas afirmaram que "estão a imprimir celeridade necessária para que o mais rápido possível seja desdobrada no terreno".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Florinda Ukonda, despediu-se do ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta quinta-feira, em Luanda, soube o JA Online, através de uma nota.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, quinta-feira, em Bruxelas, Bélgica, que o Parlamento tem promovido debates de alto nível com a sociedade civil a favor da promoção da paz e da igualdade do género denunciando a violência contra as mulheres.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).