Regiões

Força Aérea Nacional comemora 47 anos

A Força Aérea Nacional, um dos ramos das Forças Armadas Angolanas, assinala hoje, 47 anos de existência. O acto central do aniversário realiza-se em Saurimo, Lunda-Sul.

21/01/2023  Última atualização 08H36
© Fotografia por: Edições de Novembro

Após a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, o Estado angolano tomou uma série de decisões estratégicas, visando a criação de um sistema nacional de defesa capaz de preservar a soberania e a integridade do território nacional.

Nesta sequência, a 21 de Janeiro de 1976 é fundada a Força Aérea, sendo a sua missão principal a defesa, vigilância do espaço aéreo nacional e a integridade territorial da Nação angolana.

Ao longo da sua existência a Força Aérea atravessou várias etapas de desenvolvimento. Numa 1ª etapa, procede-se à integração de alguns quadros de relevo, provenientes da guerrilha, com a finalidade de organizar o processo da fundação da Força Aérea.

 Simultaneamente, procedeu-se à mobilização, recrutamento, selecção e incorporação de cidadãos formados, quadros pilotos e técnicos, que serviram a Força Aérea Portuguesa e Direcção de Transportes Aéreos (DTA).

De seguida, procedeu-se à ocupação das Instalações Aeronáuticas, com a finalidade de alojar o pessoal recentemente incorporado, acondicionamento de equipamentos e diversa tecnologia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões