Economia

Fomento ao agronegócio atribui crédito a jovens

Weza Pascoal | Menongue

Jornalista

Um total de 100 jovens dos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale, Cuchi e Calai, na província do Cuando Cubango, vai receber nos próximos dias um financiamento de três milhões de kwanzas cada, para o fomento do agronegócio.

05/02/2023  Última atualização 08H14
Jovens empreendedores recebem apoio do Governo © Fotografia por: Nicolau Vasco |Edições Novembro

Segundo o secretário do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), Miguel Tchissingui Américo, a iniciativa surge de um protocolo, assinado entre o Conselho Nacional da Juventude e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), com o objectivo de incentivar os jovens a empreenderem na agricultura.

A iniciativa visa também incentivar  os jovens a investirem cada vez mais no sector agrícola, de formas a garantir a auto-suficiência alimentar das famílias. Fez saber que, no total, o FADA vai disponibilizar 300 milhões de kwanzas, para todos os jovens aptos à concessão do crédito, desde que possuam, no mínimo, um hectar de terra, equivalente a cem metros de largura e igual comprimento, adquiridos com o apoio do Governo.

"Infelizmente, recebemos poucas solicitações dos restantes municípios e que não foram aprovadas pelo FADA, mas tudo estamos a fazer para trabalhar directamente com estes jovens interessados no agro-negócio, residentes nos municípios do Cuangar, Dirico, Nancova, Mavinga e Rivungo, para que recebam os financiamentos e criem os  próprios negócios”, disse.

Miguel Américo explicou que o CPJ vai acompanhar os referidos jovens e incentivá-los a trabalhar com os alunos do Instituto Médio Agrário, para que possam colocar em prática, todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica.

Referiu que, além da falta de emprego, a formação técnico-profissional, o acesso ao crédito para impulsionar o auto-emprego e a disponibilidade de mais escolas do ensino médio com cursos técnicos nos restantes municípios, constam nas principais dificuldades que os jovens enfrentam. Defende a conclusão das obras do Pólo Universitário de Menongue, para permitir a implementação de cursos de Medicina, Engenharia agrónoma e de Construção civil, para além das Telecomunicações, Hidráulica e outros, para que os jovens locais contribuam no desenvolvimento da província do Cuando Cubango.

O secretário do Conselho Provincial da Juventude disse que, a conclusão urgente da centralidade de Menongue, a construção de focos habitacionais nos nove municípios da província e o loteamento de terras para a auto-construção dirigida, vão ajudar a juventude a realizar o sonho da casa própria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia