O fraco investimento, falta de financiamento bancário, preços baixos e o mau estado das estradas que ligam às principais fazendas produtoras na província do Cuanza-Norte, têm sido a maior dificuldade para o cultivo de café em escala nessa província, de acordo com os produtores.
A 2ª Feira de Produção Local de Cangandala, Malanje, encerra este domingo, quatro dias depois de ter aberto, em plena época de colheita, sob a expectativa da realização de negócios que contribuam para o escoamento da produção agrícola.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) instou, esta segunda feira, os países a adoptarem medidas para restaurar a confiança e evitar a fragmentação geoeconómica, numa altura em que a economia enfrenta o maior desafio desde a Segunda Guerra Mundial.
Num documento divulgado ontem, coincidindo com o início do Fórum Económico Mundial, em Davos, o FMI pediu aos Estados para darem prioridade a quatro medidas para restaurar a confiança mundial, como reduzir as barreiras comerciais, promover acordos sobre a dívida dos países vulneráveis, modernizar os sistemas de pagamento transfronteiriços e enfrentar a mudança para a energia verde.
Segundo os dados do FMI, desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de Fevereiro, 30 países adoptaram, até agora, restrições ao comércio de alimentos, energia e produtos básicos, o que pode ter custos enormes.
A cooperação que existiu nas últimas três décadas permitiu tirar da pobreza extrema 1.300 milhões de pessoas, lembra o FMI.
Para restaurar a confiança mundial, foi considerado prioritário fortalecer o comércio internacional, para aumentar a resiliência, por forma a que se reduzam as barreiras para aliviar a escassez de produtos, conseguindo fazer baixar o preço dos alimentos, entre outros.
A instituição liderada por Kristalina Georgieva defendeu, também, acordos para a reestruturação da dívida dos países mais vulneráveis, o que também teria um impacto positivo nos credores, segundo o Fundo Monetário.
Por outro lado, o FMI propôs a modernização dos sistemas de pagamento transfronteiriços, tendo em conta que o custo médio internacional das transferências é de 6,3 por cento, o que implica, de acordo com os seus dados, que 45 mil milhões de dólares por ano acabem nas mãos de intermediários.
Também, o FMI reconheceu como prioridade relevante uma abordagem das alterações climáticas e a necessidade urgente de acelerar a transição energética.Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA transportadora aérea angolana - TAAG, reforçou, este sábado, a rota regional essencial, com destaque para as destinadas às províncias, com a sexta encomenda da aeronave do modelo Dash 8-Q400, produzidas por um consórcio do Canadá.
A companhia de bandeira nacional, TAAG recebeu, neste sábado, a última aeronave do tipo Dash 8-400, de um total de seis adquiridas pelo Executivo em 2020, no âmbito da modernização e reestruturação da empresa, com um investimento global de 140 milhões de dólares.
O pagamento do Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM) foi prorrogado até o dia 8 de Julho do corrente, sendo a data limite para o pagamento sem multa, anunciou, sexta-feira, a Administração Geral Tributária (AGT).
A Selecção Nacional ocupou a sexta posição da tabela classificativa, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, ao perder , este domingo, 21-23, diante da Dinamarca, em partida disputada, no Arena Zlatorog Celje, Eslovénia.
Em Lusaka, Zâmbia, na década de 60, quando se registava uma acentuada dinâmica de conjugações de esforços políticos virados para as independências das então colónias portuguesas, a chegada de Agostinho Neto alterou a correlação de forças e teve um grande impacto na esfera de influência, por conta da dimensão da sua figura, que estava equipada com ferramentas políticas sofisticadas, desde já o seu pensamento profundo que não era tribal nem racista, suplantando a presença de outros políticos como Savimbi, que se apoiava mais em laços tribais da região dos Ovambo, com afinidades na Namíbia, tentando conseguir a simpatia da SWAPO, mas tal propósito não vingou devido à figura de Neto.
A transportadora aérea angolana - TAAG, reforçou, este sábado, a rota regional essencial, com destaque para as destinadas às províncias, com a sexta encomenda da aeronave do modelo Dash 8-Q400, produzidas por um consórcio do Canadá.
Quadros e militantes da UNITA da região Centro, que compreende as províncias do Cuanza-Sul e de Benguela, foram informados, este sábado, na cidade do Sumbe, da estrutura orgânica que vai dirigir a campanha eleitoral.