Uma comitiva composta por 13 operadores turísticos, investidores e jornalistas estrangeiros da França, Itália e Espanha, constatam desde sexta-feira, nos municípios do Dirico e Rivungo, província do Cuando Cubango, as potencialidades da região angolana do Okavango.
A comissária da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Josefa Sacko, reafirmou, em Roma, que o sector Agrícola é crucial para o desenvolvimento de África, mas defendeu que precisa de maior mecanização, para aumentar a produtividade económica, reduzir as perdas pós-colheita e atender à crescente demanda por alimentos.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou um empréstimo de três mil milhões de dólares para o Ghana, país da África Ocidental em meio a uma grave crise económica, com o primeiro desembolso imediato de cerca de 600 milhões de dólares.
O objectivo é "restaurar a estabilidade macroeconómica e a sustentabilidade da dívida, bem como implementar reformas abrangentes para criar resiliência e estabelecer as bases para um crescimento mais forte e inclusivo”, comentou a directora-geral do Fundo, Kristalina Georgieva.
Citada em comunicado do FMI, a gestora disse que "a consolidação fiscal é um elemento central do programa", assim como "preservar a estabilidade do sector financeiro".
Além disso, "as políticas monetária e cambial do programa se concentrarão no controlo da inflação e na recomposição das reservas cambiais".
Por fim, "um ambicioso programa de reformas estruturais está sendo implantado para revitalizar o crescimento liderado pelo sector privado, melhorando o ambiente de negócios, a governança e a produtividade", acrescentou Kristalina Georgieva.
Garantias suficientes
O FMI anunciou que o Ghana deu garantias suficientes para beneficiar de um plano de ajuda, saudando a recente promessa dos seus países credores, liderados pela França e China, de abrir negociações para uma reestruturação da sua dívida.
Debilitado pelas repercussões da guerra na Ucrânia, o Ghana decidiu recorrer ao FMI e em Dezembro chegou a um pré-acordo com a instituição para obter 3 mil milhões de dólares em empréstimos distribuídos por três anos e condicionados à implementação de reformas económicas.
Grande produtor de cacau e ouro, o Ghana também tem reservas de gás e petróleo, mas o peso da sua dívida explodiu, à semelhança de outros países da África subsariana, sob o impacto da pandemia de Covid-19 e do conflito ucraniano.
Esta crise, a pior em décadas, forçou o presidente Nana Akufo-Addo a reverter suas posições anteriores, voltando-se para o FMI para afastar o espectro do calote levantado por alguns economistas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola apresentou, nos dias 26 e 29 deste mês, as potencialidades no domínio agrícola durante a Conferência Internacional Empresarial “IMEX-Alcoy 2023”, na cidade valenciana de Alcoy (Espanha), que decorreu sob o lema “Planos de crescimento empresarial e novos mercados para a Internacionalização”.
O Conselho de Administração do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM) aprovou sexta-feira, em Washington, uma garantia de empréstimo de mais de 363 milhões de dólares para apoiar a exportação de bens e serviços da “Acrow Corporation” para Angola.
A inflação homóloga acelerou em Agosto nos Estados Unidos da América para 3,5%, contra 3,4% em Julho, o que se deve à subida dos preços dos combustíveis, segundo o índice PCE publicado hoje pelo Departamento do Comércio.
Um total de 123 cidadãos da República Democrática do Congo foram detidos pelas forcas da 6ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteiras, no Luremo, município do Cuango, na Lunda-Norte, por violação de fronteira, soube, hoje o JA Online.
O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher promove, segunda-feira, 02, em Luanda, a apresentação pública da Plataforma de Dados Estatísticos e Informações sobre a Violência Doméstica em Angola, soube, hoje o JA Online.
Pelo menos 37 funcionários do Cemitério Municipal de Viana, receberam lotes de terra para a auto construção dirigida, no projecto habitacional de apoio a Juventude, Mizangala 2, localizado no Distrito Urbano do Zango, em Luanda.