A Companhia Siderúrgica do Cuchi (CSC), na província do Cuando Cubango, prevê plantar até ao final deste ano cerca de dois milhões de mudas de eucaliptos para garantir o aumento de tecido de carvão e, consequentemente, do ferro gusa, revelou o director-geral de produção da empresa.
O Dubai vai começar a construir novos terminais no Aeroporto Internacional Al Maktoum, para convertê-lo no maior do mundo, com capacidade para mais de 260 milhões de passageiros, um projeto avaliado em cerca de 33.000 milhões de dólares.
O primeiro voo da companhia aérea Fly Angola, Dash-8-300, com capacidade para transportar 50 passageiros e dois tripulantes, entre Luanda e a Ilha do Príncipe aterrou na quinta-feira, à noite, pelas 21 horas no aeroporto da capital santomense, depois de ter deixado o Aeroporto 4 de Fevereiro às 17 do mesmo dia.
Com uma demora de aproximadamente três horas e preço do bilhete de passagem avaliado em 339 mil kwanzas, a Fly aposta em quatro frequências semanais entre as duas cidades. As partidas da capital angolana estão previstas para sábados, domingos, terças e quintas-feiras.
Em declarações ao Jornal de Angola, Belarnício Muangala, presidente da Comissão Executiva da Fly Angola, assegurou que "a nova rota irá promover e facilitar uma expansão comercial mais eficaz, impactando positivamente no crescimento económico de ambos os países”.
Muangala fez notar que, até então, a rota entre Luanda e Ilha do Príncipe contava apenas com um voo semanal, o que representava uma grande dificuldade para os cidadãos dos dois países. "Durante uma reunião das Autoridades Aeronáuticas dos países lusófonos em Luanda no final de 2023, quando existia apenas uma ligação semanal às sextas-feiras, a delegação de São Tomé teve que fazer escala em Addis Abeba e Libreville, tendo três dias para chegar ao destino”, recordou.
Entretanto, a companhia promete não parar por aqui. Muangala anunciou que a Fly pretende inaugurar em breve duas novas ligações: Lubango/ Windhoek (capital da Namíbia) e Cabinda/Lubango.
"Em relação à rota para a Namíbia, actualmente esperamos pela autorização do Governo angolano para prosseguir com o projecto”, esclareceu.
Já sobre a segunda ligação, o responsável foi peremptório: "Acreditamos que rotas transversais domésticas, como Cabinda/Lubango, são extremamente necessárias para o país, pelo que desejamos contribuir para aumentar a mobilidade dos angolanos. Isso promove progresso, investimento, turismo e fortalece os laços entre amigos e famílias”, disse.
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