Economia

Fluxo de mercadorias é de 512.400 toneladas/ano

Nádia Dembene

Jornalista

O volume médio anual de importação e exportação de mercadorias na fronteira do Luvo, entre Angola e a RDC, ronda nos 512.400 toneladas, uma média diária de 1.404 toneladas, com os produtos alimentares mais exportados, disse, em Luanda, o director da Primeira Região Tributária da AGT, Ricardo Francisco de Aguiar.

30/11/2023  Última atualização 11H00
Mercadorias na fronteira do Luvo © Fotografia por: Arquivo
As mercadorias, explicou, com maior circulação na exportação de Angola para RDC foram a cebola, guardanapos, banheiras plásticas, cadeiras plásticas, feijão, jindungo, ferro em Barra e Varões, fuba de milho, massa alimentar e refrigerantes todos de produção nacional. No âmbito da importação as mercadorias que mais circularam são os produtos cosméticos e óleo de palma.

O responsável disse ainda, que existem mercadorias consideradas proibidas nos termos da lei e outras de exportação restrita que pela sua natureza carecem de uma autorização especial como o petróleo e medicamentos.

Relativamente ao contrabando de combustível, o responsável fez saber que o Comité de Gestão coordenada de fronteiras tem trabalhado de forma integrada com a AGT, SIC, Polícia de Guarda fronteira (PGF) para acabar com o contrabando nas zonas fronteiriças. Em relação às taxas aduaneiras, o responsável fez saber que em regra elas são actualizadas a cada cinco anos e que existem taxas para cada tipologia de mercadoria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia