O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
A Embaixada de Angola em Pretória juntou-se ao grupo de diplomatas da Comunidade de Desenvolvimento da África (SADC) na cerimónia de entrega de donativos às vítimas das inundações que assolaram a província do KwaZulu-Natal, em Abril e Maio do ano passado.
A provedora de Justiça, Florbela Araújo, reiterou, na província do Uíge, a evolução do papel do provedor de Justiça em Angola, tendo sido informada que as ofensas corporais graves, furto e roubo são os casos mais visados no relatório da Polícia.
Florbela Rocha Araújo abordou, igualmente, o dever de cooperação dos Órgãos da Administração Central e Local do Estado, vicissitudes, função, regime jurídico, âmbito, prerrogativas e características do provedor de Justiça.
O governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, manifestou inteira e pronta intenção de cooperação com o provedor de Justiça, com vista a melhor defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos na província.
Quinta-feira, Florbela Araújo, iniciou o programa de actividades na cidade do Uíge, com visita ao Serviço Provincial de Investigação Criminal (SIC) e na ocasião auscultou os detidos, deixando recomendações específicas.
Além disso, a provedora foi a uma nova instalação do SIC, que está a ser construída na Centralidade do Kilumosso, uma vez que, a actual, requer cuidados. Florbela Araújo foi recebida pela directora do SIC, em exercício, intendente Emília Teta Catumissa.
Na mesma jornada, o "mapa” de visitas da provedora incluiu, também, deslocações ao Hospital Geral do Uíge, tendo sido informada que a maior preocupação, segundo Abreu Pecamena Tondesso (director da unidade sanitária), prende-se com a necessidade de mais médicos especialistas, na área de oftalmologia e de uma fábrica de oxigénio hospilar.
O director-geral do Hospital Geral do Uíge fez saber que, diariamente, são atendidas no Banco de Urgências entre 600 e 800 crianças e 200 pacientes adultos com patologias diversas. A Unidade Hospitalar do Uíge presta apoio medicamentoso a pacientes internos e externos de toda a província e da vizinha Cuanza-Norte, município de Umbaca.
No âmbito das suas atribuições, a provedora de Justiça visitou o Lar de Idosos do Kibuma, onde se encontram alojados 30 idosos e sete idosas. A principal inquietação dos anciãos consiste na ausência de um médico oftalmologista, a julgar pelos vários casos de insuficiência visual, oito pacientes no total.
Os mais velhos solicitaram a advocacia da provedora na solução do problema ligado à pensão de reforma. Participaram na palestra, além de membros do Governo local, autoridades tradicionais, líderes de associações juvenis, professores e estudantes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A Chancelaria de Defesa da Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, representou o país na reunião do Grupo Técnico dos Meios Pertencentes aos Contingentes-COEWG 2023, que decorreu na sede da ONU, de 16 a 27 de Janeiro.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.