A Sociedade Petrolífera Angolana (Somoil), Acrep-Exploração Petrolífera, banco Millenium Atlântico e o Banco Angolano de Investimento (BAI), são as empresas mais bem posicionadas para entrar na Bolsa de Valores de Angola (BODIVA) este ano.
O Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial chegou, nesta quinta-feira, à província do Huambo e prevê disponibilizar mais de 230 milhões de dólares, com o objectivo de apoiar agricultores individuais, produtores organizados em cooperativas e associações de camponeses do centro e sul do país.
A consultora Fitch Solutions prevê que o kwanza ganhe 15,1 por cento este ano, para 514,39 kwanzas por dólar, depois do forte ano de 2021, e melhorando face às outras principais moedas africanas, soube hoje o Jornal de Angola.
A consultora antevê que o kwanza vá apreciar-se 15,1%, em média, para 514,39 kwanzas por dólar em 2022, depois de um forte desempenho em 2021", lê-se numa análise à evolução das principais moedas africanas no ano passado e neste ano.
No relatório, os analistas da consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings escrevem que "apesar de a produção de petróleo ter continuado a cair durante 2021, os melhoramentos em termos de comércio, num contexto de subida dos preços do petróleo, resultaram numa apreciação da moeda, particularmente no último trimestre do ano passado".
"Também antevemos que a produção interna de petróleo cresça 4,4% este ano, depois de cinco anos de declínio, aumentando ainda mais a procura por kwanzas", refere relatório.
Sobre o conjunto da região da África subsaariana, os analistas estimam uma "moderada tendência de depreciação em 2022", apontando que o fortalecimento do dólar, particularmente no segundo semestre, "vai colocar uma pressão descendente em todas a moedas da região a curto prazo".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA secretária de Estado para o Orçamento e Investimentos Públicos, Aia-Eza da Silva, informou, nesta quinta-feira, em Luanda, que o país arrecadou receita no valor de 3.8 bilhões de kwanzas, no terceiro trimestre de 2021, cuja execução orçamental representou 26% do total.
As operações de engenharia, aquisições e construção (EPC, sigla em inglês) da Refinaria do Lobito arrancam depois de uma reunião realizada, segunda e terça-feira, naquela cidade, entre a Sonangol e parceiros nessa empreitada, de acordo com informações obtidas da petrolífera nacional.
Um grupo de embaixadores angolanos visitou, nesta quarta-feira, a Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE), para ter contacto com as oportunidades de negócios disponíveis, a fim de atrair investimentos dos países em que cumprem missão diplomática.
O volume e reservas dos campos marginais angolanos, declarados, são estimados em quatro mil milhões de barris de petróleo, de acordo com o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo.
O embaixador angolano em Singapura, Daniel Rosa, assistiu, ontem, a cerimónia de investidura do Presidente eleito da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, a quem entregou uma mensagem de felicitações do Chefe de Estado, João Lourenço.
Angola e Sérvia vão reforçar a cooperação militar no domínio da formação de quadros, nos próximos anos, tendo em vista a instalação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico no país, anunciou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado do Ministério da Defesa para a Indústria Militar, Afonso Neto.
O escritor Mia Couto disse que Agostinho Neto promoveu um nacionalismo sem negar contribuições de outros povos, mostrando-se aberto à confluência cultural, apesar do forte apelo à necessidade de ruptura, para que se instalasse uma identidade própria em Angola. “Vejo essa nota curiosa no pensamento de Neto, com a sua poesia intemporal, dividida em dois grandes momentos”, sublinha.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, chega esta sexta-feira, à cidade do Lubango, província da Huíla, onde orienta sábado, 21, o acto político de massas, no Estádio de Futebol da Nossa Senhora do Monte, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visando as eleições gerais de Agosto próximo.
Foi num dia como hoje, há vinte e nove anos, que os Estados Unidos da América anunciaram formalmente a normalização das relações diplomáticas com Angola, depois de quase duas décadas de tensão política e de um ambiente de confrontação, embora indirecta e por actores interpostos, que tinham caracterizado a sua vivência bilateral durante a fase derradeira da Guerra Fria.
Os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão adoptar uma resolução sobre a criação de uma plataforma para a promoção da pesca sustentável e combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.
A secretária de Estado para o Orçamento e Investimentos Públicos, Aia-Eza da Silva, informou, nesta quinta-feira, em Luanda, que o país arrecadou receita no valor de 3.8 bilhões de kwanzas, no terceiro trimestre de 2021, cuja execução orçamental representou 26% do total.