Cultura

Fineza Teta mostra cultura do povo cokwe

Mário Cohen

Jornalista

As obras da artista plástica Fineza Teta estão patentes desde ontem, na Galeria do Pavilhão de Angola, na Expo Dubai 2020, mostrando a cultura e valores identitários do povo angolano.

18/11/2021  Última atualização 10H30
Artista apresenta quadros e pinturas focadas na identidade © Fotografia por: DR
Em declarações ao Jornal de Angola, a artista disse: a mostra reúne um conjunto de 15 peças, entre quadros de pintura, escultura, instalação e performance, que fica patente até ao final do mês. 

Fineza Teta frisou que as obras que expõe no Dubai representam a cultura do povo Lunda cokwe, assim como máscaras identitárias que fazem parte de uma instalação. 
 
A única mulher a vencer o Prémio Ensa-Arte, foi recebida, na terça-feira, antes de começar a montar a exposição, pela comissária-geral do Pavilhão de Angola, Albina Assis.
 
A artista deixou claro que contribuir para o alavancar da economia nacional através "da força do nosso turismo cultural nos Emirados Árabes Unidos” é um dos objectivos, com a inauguração da mostra individual durante a Expo-Dubai 2020.

A exposição da artista sucede a do escultor Mpambukidi, que foi recebido pelo embaixador de Angola nos Emiratos Árabes Unidos, Albino Malungo, nas comemorações dos 46 anos da Independência Nacional, assinalados a 11 de Novembro.

Fineza Teta nasceu a 26 de Dezembro de 1977 e é um dos rostos femininos mais conhecidos nas artes plásticas contemporâneas em Angola. Iniciou a criar alicerces no mundo das artes, no Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC), actualmente Escola Nacional de Artes Plásticas, onde fez a formação.

Em 2014, Fineza Teta participa pela terceira vez no prémio Ensa-Arte, onde foi a primeira mulher a vencer o Grande Prémio de Pintura, com a obra "Inquietação”. A sua obra "Vitória é Certa” está patente na exposição de escultura em prata, no Museu da Moeda, em Luanda, em homenagem aos 40 anos da Independência de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura