Cultura

Filmes de Dom Pedro vistos em canal francês

Analtino Santos

Jornalista

Cinco documentários dedicados à rumba congolesa, do cineasta angolano Dom Pedro, radicado em França, são exibidos, este domingo, no canal TV5 Monde Afrique, como reconhecimento do trabalho do artista.

23/12/2021  Última atualização 09H25
Realizador e produtor quer divulgar mais trabalhos no país © Fotografia por: DR
"Kin-Malebo Danse - Les Origines de La Rumba”, "Kim-Malebo - Les origines Soukouss”, "Michelino - Star de La Rumba Congolaise”, "Pepé Felly L’Ame de Zaiko Langa-Langa” e "Congo, Rythme Et Rumba” são os documentários a serem exibidos.

Os filmes fazem parte de uma série de produções, resultantes de uma pesquisa, iniciada em 2004, pelo realizador e produtor angolano em torno da rumba congolesa e de outros estilos com origens africanas.
Durante este processo, o realizador não deixou de incluir nos filmes o contributo e a presença de angolanos.

Dom Pedro tem trabalhado ao longo da carreira em vários projectos culturais e teve notoriedade mundial, em 2011, com o filme "Tango Negro: As raízes africanas do Tango”, que dois anos depois conquistou o Festival Internacional de Cinema de Angola.

Outro trabalho de realce do realizador é o documentário "Bonga, em nome da liberdade”, feito em 2000, que o ano passado voltou a ser exibido nos canais franceses. "O meu sonho é que estes trabalhos possam ser divulgados em Angola e partilhados com os jovens”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura