Cultura

Filmes da Geração 80 são exibidos em Lisboa

Os documentários “Do Outro Lado do Mundo” de Rui Sérgio Afonso, “Para Lá dos Meus Passos” de Kamy Lara e o filme “Ar Condicionado” do realizador Fradique, os três produzidos pela Geração 80, estão seleccionados para a 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa, a decorre desde ontem até domingo, no Cinema São Jorge em Lis

02/06/2021  Última atualização 11H10
Documentário angolano “Para Lá dos Meus Passos” foi exibido ontem na abertura do festival © Fotografia por: DR
O filme "Ar Condicionado” está nomeado como Melhor Longa de Ficção, numa edição em que Angola é o país convidado do festival que tem a jornalista Marta Lança como curadora, que descreveu a escolha do país da seguinte forma: "Os angolanos têm vivido experiências extremas como a conquista pela independência, conflitos bélicos de longa duração, amarguras políticas e alta oscilação económica. A festa nunca pára, nem nos momentos de mágoa. Alegria um modo de luta ou de alienação? Cada dia se acorda numa Luanda de resistência. A confluência de tempos e regimes é visível na Arquitectura colonial dos sobrados esclavagistas ao modernismo tropical, do Português suave ao neo-liberalismo, passando pelo arranha-céus asiático das novas centralidades.

Qualquer angolano dava um filme biográfico imperdível. Um país com pouca produção cinematográfica que é um viveiro de histórias mirabolantes à espera que uma câmara as revele. Vamos sentir o pulsar de uma grande metrópole africana e as complexidades geopolíticas angolanas, desde Cuba à China. Os ritmos electrizantes que são banda sonora da cidade.”
O Arquitecturas Film Festival teve ontem, na abertura a exibição do documentário "Para Lá dos Meus Passos”.
De Angola serão ainda exibidos os filmes "Elinga Teatro 1988/2018”, "Uma Festa Para Viver”, "Afectos de Betão - Zopo Lady”, "Luanda: A Fábrica da Música”, "O Herói”, "A Ilha dos Cães”, "Mulheres” e "Cartas de Angola”.

Lançado em Fevereiro de 2020 no International Film Festival Rotterdam, "Ar Condicionado” já foi premiado como Melhor Longa Metragem do Luxor African Film Festival 2021 (Egipto), Melhor Longa Metragem de Ficção no International Film Festival Innsbruck 2020 (Áustria), Melhor Filme no Imagine Science Film Festival 2020 (Estados Unidos), Filme do Ano do African Studies Association (Estados Unidos) e Menção Honrosa do Júri na categoria de Realizadores Emergentes do MSP Film Society (Estados Unidos).
O filme já foi exibido em mais de 40 festivais em países como Kenya, China, Estados Unidos, Índia, Espanha, Austrália e Lituânia.

Melhor Documentário no San Francisco Dance Film Festival (Estados Unidos), "Para Lá dos Meus Passos” recebeu ainda o 3ª Prémio Adiaha no Encounters Doc Festival (África do Sul) e Menção Especial no Big Syn International Film Festival (Inglaterra).
Lançado em 2016, "Do Outro Lado do Mundo” recebeu o prémio de Melhor Documentário no Afrika Film Festival de 2018 (Bélgica).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura