Cultura

Filmes da Geração 80 exibidos em Portugal

As curtas-metragens “Lúcia no Céu com os Semáforos”, de Ery Claver e Gretel Marín, “Alambamento”, de Fradique, “1999” e “Os Ouvidos Que Ouvem”, de Hugo Salvaterra, são exibidos hoje, às 11h30 no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na 7ª edição do Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça (Portugal), a realizar-se até ao próximo dia 21.

09/11/2021  Última atualização 09H55
Cenas do filme “Lúcia no Céu com os Semáforos” a ser exibido hoje no festival literário © Fotografia por: DR
A exibição dos filmes da Geração 80 será seguida de uma conversa com a presença da produtora e co-fundadora Tchiloia Lara e do realizador Ery Claver que participam do evento a convite da organização do festival.

A 7ª edição do Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça foi aberto no passado dia 1, com uma programação que incluí conversas literárias e projecções cinematográficas, exposições, teatro, música, declamação de poesia, seminários e actividades lúdicas.

O festival procura promover, divulgar e premiar a arte literária e a arte-vídeo, juntando na cidade de Alcobaça escritores e artistas profissionais que, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, se juntam ao seu público para conversar sobre livros e filmes.

A curta-metragem "1999” narra a história de Hugo, um idealista, e Naomi, uma rebelde precoce, que encontram no yin-yang das suas personalidades a fórmula que faz deles melhores amigos no pico das suas adolescências. No casulo do quarto do Hugo ambos encontram uma forma rara de intimidade, um lugar onde as suas reflexões e perspectivas se expõem a nu, assim como as suas descobertas e aventuras sexuais.

No entanto Hugo, que se encontra completamente apaixonado pela sua melhor amiga, aspira a que os vários avanços fracassados que tem feito, sejam o catalizador que finalmente transporte a relação para uma nova dimensão.

Já "Lúcia no Céu com os Semáforos” é um filme que conta a história de um ser que só tem existência corporal, um objecto - objecto usado para satisfazer necessidades e desejos. Na tela, Lúcia preserva apenas um olhar distante que esconde gritos, medos e explosões. é sempre ostracizada e silenciada pela sociedade sexista que em nenhum momento considera sua opinião e desejos.

Lúcia é o relato silencioso da mulher associado a um papel ou função sem o direito de ser, de pensar ou de expressar opiniões. Em "Os Ouvidos Que Ouvem”, Jesus, crítico de música e radialista com uma compulsão para círculos, tenta fazer crescer  a audiência do seu programa de rádio, "Os ouvidos que ouvem”, enquanto lida com uma vida amorosa complexa e rica em géneros musicais.

Por fim, o "Alambamento” é uma curta-metragem que tem como enfoque o dia em que Matias entrega o Alambamento ao pai da sua namorada e é interrompido por um acidente na complicada Ilha de Luanda, o que vai pôr à prova até onde Matias está disposto a ir pelo seu amor.

"Geração 80” é uma produtora angolana fundada em 2010, com uma vasta experiência no sector do cinema e audiovisual em Angola, com foco em filmes independentes e de autores  nos mais variados formatos e géneros. Os seus filmes já participaram em vários festivais de cinema no continente Africano e no mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura