A antiga Casa de Reclusão Militar, situada na zona adjacente ao Porto de Luanda, vai mudar de nome para Museu de Luta de Libertação, nos próximos dias.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
Quatro filmes portugueses, entre os quais "Ice Merchants', estão nomeados para os prémios Quirino, que distinguem o cinema de animação ibe-ro-americano, anunciou a organização.
Os nomeados foram divulgados pela organização na Embaixada de Portugal em Madrid, e a cerimónia está marcada para 13 de Maio em San Cristóbal de La Laguna, em Tenerife, Espanha.
Na sexta edição dos prémios Quirino há quatro filmes portugueses nomeados - em algumas categorias estão em maioria -, e todos eles contam com um lastro de prémios em festivais internacionais ao longo do último ano.
São eles a longa-metragem "Nayola", de José Miguel Ribeiro, e as curtas-metragens "Ice Merchants", de João Gonzalez, "O homem do lixo", de Laura Gonçalves, e "Garrano", de David Doutel e Vasco Sá.
"Ice Merchants", uma animação de João Gonzalez que entrelaça desenho 2D e música, e que é candidato aos Óscares, é o que soma mais nomeações para os Quirino, em quatro categorias.
Nas categorias de Melhor Curta-Metragem de Animação Ibero-Americana e Melhor Desenho estão "Ice Merchants" e "O homem do lixo".
Para o prémio de Melhor Desenvolvimento Visual estão nomeados "Ice Merchants" e "Nayola".
Para o Quirino de Melhor Desenho de Som e Música Original foram escolhidos "Garrano", "Ice Merchants" e "O homem do lixo".
"Nayola" está também nomeado para Melhor Filme de animação ibero-americano.
Em Fevereiro passado, quando indicava a lista de filmes elegíveis, a organização dos Quirino sublinhava "a crescente projecção internacional" da animação da região ibero-americana.
"Além do mais, várias obras foram seleccionadas e premiadas em alguns dos festivais mais importantes do mundo, incluindo Annecy, Sundance, Animafest Zagreb, Clermont-Ferrand, Cannes e Sitges", lê-se na nota de imprensa dos prémios.
Os Prémios Quirino foram criados em 2018, para reconhecer a produção de quem trabalha no cinema de animação do espaço ibero-americano, dos dois lados do Atlântico.
Mais de 20 países, incluindo Portugal, estiveram na criação destes prémios, baptizados em homenagem ao realizador italo-argentino Quirino Cristiani.
A par da cerimónia dos prémios, a 13 de Maio, os Quirino incluem a realização de uma série de actividades em torno da animação, nomeadamente um fórum, debates e um espaço de negócios.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga foi distinguido, sexta-feira, com o título de Professor Emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Um dia antes de comemorar 83 anos, Kituxi a principal referência da música tradicional angolana foi homenageado, este sábado, no projecto Praça do Semba, no município do Cazenga, Luanda, pela trajectória artística.
Kigali vai acolher a primeira edição do Trace Awards & Festival, de 20 a 21 de Outubro, um evento que celebra a criatividade, o dinamismo e a credibilidade da música e da cultura africana, soube o JA Online, através de uma nota.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.