A cerimónia de encerramento da 4° edição do Fesc-Kianda, aconteceu na última sexta-feira, no Instituto Guimaraes Rosa, ex-Centro Cultural Brasil-Angola, onde foram premiadas as melhores cinematográficas de curta duração da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Nesta celebração, o actor, José Inácio "Imperador”, protagonista principal do filme, mostrou-se entusiasmado e afirmou que estava confiante que o filme arrebataria vários prémios. "Vamos voltar mais” disse Imperador ao descer do palco, após a recepção do segundo prémio. E de facto, o actor e o realizador do filme, Denis Miala, voltaram a subir novamente 5 vezes ao palco, sobre os aplausos da plateia que reconhecia o mérito do filme. "Moça” foi gravado em Luanda em 2021, e foi oficialmente lançado em 2022. A obra participou em vários festivais internacionais e nacionais nos quais sempre arrancou elogios e aplausos do público que se prenderam nesta história de uma moça que assombra a cidade de Luanda, com sede de vingança.
Disponível no YouTube, fazem parte do elenco os atores José Dange, Asfelcia Dalila Contreiras, Ladilson Manuel e Gaspar Wão.
O filme levou os prémios de Melhor filme, Melhor actor, Melhor fotografia, Melhor realizador, Melhor caraterização, Melhor edição e melhor direcção de arte.
Este ano, o Fsec-Kianda homenageou o realizador Asdrúbal Rebelo, uma das grandes referências na sétima arte em Angola. Asdrúbal Rebelo nasceu em Luanda a 7 de Janeiro de 1953, tendo passado pela antiga Escola Industrial, onde frequentou o curso de Pintura Decorativa, o que o levou, antes de se dedicar ao cinema, à profissão de desenhador e decorador de interiores, na Junta de Acção Social do Trabalho de Angola (JASTA) em 1973.
Em 1974, quando entra para a TPA, a cenografia foi a sua primeira arte. Depois foi operador de câmara de vídeo e realizador de programas para crianças e fez filmes sobre os problemas dos mais novos.
Depois desta experiência, a marca dos seus filmes e programas de televisão passaram a assentar, na generalidade, no universo real e sonhador das crianças, razão pela qual criou o emblemático "Futuro da Nação”, o primeiro programa infantil da Televisão Pública de Angola (TPA), precedido da história ficcional "A caminho da escola”.
Do conjunto da sua filmografia constam os seguintes trabalhos: "Nascidos na Luta”, "A Luta Continua”, "O Balão”, "Vento de Esperança”, "Filhos da Rua”, "Levanta, Voa e Vamos”, "Velhos Tempos, Novos Tempos”, "Museus” e "Escrever a Vida”.
Asdrúbal Rebelo frequentou em 1975 um curso de Cinema e Televisão, orientado pelos franceses Bruno Moel, Antoine Bonfanti e Marcel Trillat, técnicos da Unicité. Para amadurecer as suas teorias e práticas, ele e seus contemporâneos dedicaram-se bastante à leitura, ao visionamento de filmes e debates com Luandino Vieira, Edmundo Rocha e Ruy Duarte de Carvalho. Como reconhecimento das suas competências profissionais, foi admitido a frequentar o terceiro ano da Faculdade de Cinema, da Universidade Carolina, Checoslováquia, em 1983 e 1984. Entre as distinções internacionais, destacam-se um Globo de Prata para o documentário "Levanta, Voa e Vamos”, em 1988, no Festival de Aveiro, em Portugal. Em 1990 é atribuído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) o prémio de melhor documentário pelo filme "Escrever a Vida” e Menção Especial do júri para "Ilha a Ilha”, na Mostra Atlântica da Televisão dos Açores. Asdrúbal Rebelo participou no Festival Mundial da Juventude e Estudantes em Cuba, 1978, e na Semana do Cinema Angolano, na Bulgária, 1981.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.