O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
Joamara de Fátima, de 16 anos, que é também radialista e cantora infantil, foi ainda eleita melhor apresentadora de rádio, numa cerimónia que decorreu, sábado, no Royal Plaza, em homenagem ao Centenário de Agostinho Neto, que se assinala a 17 de Setembro.
"A palavra tem poder” narra a vida cheia de acção e drama de uma rapariga de 10 anos, natural de Kaxicane, que viaja a Luanda em busca do seu sonho. A personagem principal da trama, representada por Angolaninha, idealiza atingir uma carreira de sucesso como kudurista e para tal é necessário se instalar na capital angolana. A menina enfrenta dificuldades de vária ordem para conseguir um espaço nos canais de divulgação e promoção do seu trabalho e se impor no mercado musical, até que numa frase construída com gírias e mal interpretada mude o rumo das coisas. No decurso do filme, o responsável da carreira da cantora faz de tudo para promover a sua artista, e solicita algumas pessoas para a promoverem, mas esses entendem que deve ser morta.
A produção do KTA premiou outras categorias do sector das artes e cultura, designadamente: melhor actor de filme (Leandro Muhongo - filme Chaduka), melhor peça de teatro (O Pai Natal Angolano), actriz de teatro (Sofia Sapateiro), grupo musical (Trio da Diversão), melhor música (Mana Taxa), declamadores (Laudemia Cleia e José Raimundo Gonçalves Kiesse), grupo de dança (Academia de artes Dumara Lopes), melhor bailarina (Ivanilda Pinto), melhor texto literário (Marlene Torres) e artista plástica favorito (Maria Diniz).
Além disso, a pequena Madalena Tuaffenny Quinjungo do Nascimento venceu a categoria Tik Tok, ligada a produção de conteúdo na internet, enquanto Madalenma Rosa dos Santos Santiago (produção de eventos), Daniel Costa (melhor apresentador rádio), Haniel Carneiro (repórter), Malta da paz e da Alegria (Programa infantil de TV) e Kabukus da Rádio (Programa infantil de Rádio).
A terceira edição registou mais de 300 inscrições e elegeu mais de 100 finalistas, com idades entre os seis e os 17 anos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
"Esta grua podia não existir, mas existe. Tentei recriá-la, humanizá-la", começa por explicar o escritor e ex-Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, a uma vasta plateia que se deslocou ao jango da União dos Escritores Angolanos (UEA) para apresentação do seu mais recente livro "A Grua e Musa de Mãos Dadas", publicado pela Editorial Novembro, em 2021.
O líder do MPLA e candidato a Presidente da República, João Lourenço, participou, este domingo, em Luanda, num passeio de bicicleta, integrado num acto de apoio a sua candidatura nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Até Dezembro deste ano, a companhia aérea angolana de bandeira (TAAG) vai implementar voos de ligação entre as cidades do Uíge, Cabinda e Kinshasa (República Democrática do Congo), anunciou ontem, o líder do MPLA, sendo ovacionado pela população que o acompanhava atentamente. Ouvia-se, entre gritos e assobios, que era uma boa "notícia".
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou improcedente a reclamação do Partido Humanista de Angola (PHA) sobre determinados aspectos da Lei Eleitoral, por ser submetida fora do prazo. A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da sessão plenária extraordinária daquele órgão.
O presidente do P-Njango, Dinho Chingunji, disse, ontem, em Moçâmedes, província do Namibe, que, caso vença as Eleições Gerais de 24 de Agosto, vai apostar na juventude, por ser a franja maioritária da sociedade angolana e que está “bem preparada para conduzir, com eficiência, os destinos do pais”.
Os representantes das forças políticas e coligação de partidos, na província do Cuando Cubango, concorrentes às próximas eleições gerais de 24 de Agosto , garantiram, na cidade de Menongue, estarem preparados para “mergulharem” mata adentro, ao encontro das comunidades das zonas de difícil acesso e convencer as pessoas a votarem nos seus programas de governação.
O representante permanente de Angola Junto da União Africana (UA), embaixador Francisco José da Cruz, integra a Missão de Observação Eleitoral conjunta de curto prazo da UA e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), que vai acompanhar as Eleições Gerais no Quénia do dia 9 deste mês.