Cultura

Filme de Ngouabi Silva

Roque Silva

Jornalista

O filme “Plano do Rei”, do produtor Ngouabi Silva, foi o grande vencedor da primeira edição do Festival de Cinema de Curta-Metragem ao ar livre, denominado “Viana Cinefest”, realizado no fim-de-semana, ao arrecadar um total de cinco troféus.

01/07/2021  Última atualização 09H00
Realizador (à esquerda) conquistou cinco troféus no festival © Fotografia por: DR
A curta-metragem, estreada em 2020, conquistou os prémios de Melhor Fotografia, Melhor Direcção de Elenco, Melhor Sonoplastia, além dos individuais, nomeadamente Melhor Realizador (Ngouabi Silva) e Melhor Actor (Gusmão Soeiro).
O filme conta a história de um avô que decide contar aos seus netos a história do Reino do Ndongo e o seu rei Ngola Kiluanje, que estando sobre ataque, e encurralado pelos inimigos, decide pôr em prática um plano que fez toda a diferença, mas que depende de um dos seus mais destemidos guerreiros, Ndene Nvuvu.

O produtor Ngouabi Silva considerou, ontem, em declarações ao Jornal de Angola, quando reagia à premiação, que a conquista é motivadora e incentivo à toda classe da sétima arte.
O produtor prometeu continuar a trabalhar, cada vez mais e melhor, para ajudar a alavancar o cinema angolano, numa altura em que o sector no país continua a carecer de mais atenção e investimentos concretos. "Como eu, muitos outros produtores nacionais estão dispostos a dar o seu melhor”, disse Ngoubi Silva, que referiu ser importante o reconhecimento dos profissionais da sétima arte no país por via de concursos, que servirão como montra de exposição ao trabalho dos profissionais.

Além de "Plano do Rei”, foram entregues ao filme "Preciosa” de os troféus de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Actriz (Eliane Silva), e Melhor Música - "Monami”, de Lourdes Van-Dunem, menções honrosas a "O Cachê”, de Baptista Kiteculo, e "Esconde-Esconde”, dos brasileiros Luciana Boliina e Luíz Felipe Mendes, e o Melhor Actor Secundário (Jorge Vicente Viemba), do filme "Agente Secreto”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura