Cultura

Filme de Ery Claver em competição no Festival Pan-Africano de Ouagadougou

Um filme de Angola e outro de Moçambique figuram entre os 15 concorrentes ao grande prémio do Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (Fespaco), que decorrerá entre 25 de Fevereiro e 4 de Março, anunciou a organização.

17/01/2023  Última atualização 10H23
Realizador do filme angolano “Our Lady of The Chinese Shop” que compete no festival no Burkina Faso © Fotografia por: DR

A selecção deste ano contempla 170 trabalhos em competição, divididos em 11 categorias, entre longa-metragem, curta-metragem, documentário, série de televisão, filme escolar e filme de animação.

Na competição de longas de ficção figuram e "Our Lady of The Chinese Shop”, de Ery Claver (Angola) e "Maputo Nakuzandza”, de Ariadine Zampaulo (Moçambique).

Nas longas documentais entra em competição também Carlos Yuri Ceuninck, com "Omi Nobu/L'homme nouveau” (Cabo Verde).

"Manhã de Domingo”, ficção do brasileiro Bruno Ribeiro, está incluída na competição de curtas-metragens, depois de ter vencido o prémio Urso de Prata do júri internacional na 72ª edição do Festival de Berlim, em 2022.

Na secção Panorama é apresentada a longa-metragem de animação "Nayola”, do português José Miguel Ribeiro, filme sobre a guerra civil em Angola, inspirado numa peça de teatro de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, conta com a voz e canções de Bonga, numa co-produção internacional que inclui Portugal, França, Países Baixos e Bélgica.

O filme, que deverá estrear-se nos cinemas portugueses em 2023, tem argumento de Virgílio Almeida, a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, e a narrativa decorre entre 1995 e 2011, entre o final da guerra civil de Angola e os primeiros anos de paz no país.

A longa, que cruza animação em 2D e 3D, já conquistou vários prémios internacionais e vai abrir em Fevereiro o Festival Internacional de Cinema de Animação - Anima, em Bruxelas, segundo revelou a organização.

A edição deste ano do mais importante encontro do cinema africano realiza-se sob o lema "Cinema africano e cultura de paz”, anunciou o delegado-geral do festival, Alex Moussa Sawadogo.

A 28ª edição do Fespaco realiza-se no Burkina Faso, que viveu dois golpes de estado em 2022 e que se encontra desestabilizado por recorrentes ataques de grupos fundamentalistas islâmicos desde 2015.

O Fespaco, o principal evento de cinema da África, é realizado a cada dois anos em Ouagadougou e em cada edição, filmes de todos os formatos competem pelo ‘Etalon d'or’.

Desde 1969, quando foi criado, reuniu dezenas de milhares de espectadores e atores do mundo da 7.ª arte em Ouagadougou.

Das 15 longas-metragens que concorrem ao ‘Yennenga Gold Stallion’, o prémio mais importante, Camarões e Tunísia são os países mais representados com dois filmes em competição cada.

Os demais são do Burkina Faso, Senegal, Egipto, Nigéria, Moçambique, Angola, Quénia, Maurícia, Marrocos e Argélia. Um filme da República Dominicana também foi seleccionado.

O júri que atribuirá o ‘Étalon d’or’ será presidido pela produtora tunisiana Dora Bouchoucha.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura