A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
A Casa da Cultura Brasil-Angola (CCBA), em Luanda, acolhe hoje, às 17h00, o projecto Cine BR, com a exibição do filme “Dona Flor e os Seus Dois Maridos” de Bruno Barreto, com Sónia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.
O filme retrata o início da década de 1940. Dona Flor, sedutora professora de culinária em Salvador, é casada com o malandro Vadinho, que só quer saber de festas e "boites" da cidade. A vida de abusos e noites em claro acaba por acarretar a sua morte precoce num domingo de Carnaval de 1943, deixando Dona Flor viúva. Ela casa-se de novo, com o recatado e pacífico farmacêutico da cidade. Com saudades do antigo marido que apesar dos defeitos era um óptimo amante, acaba causando o regresso dele em espírito, que só ela vê. Isso deixa a mulher em dúvida sobre o que fazer com os dois maridos que passam a dividir o seu leito.
A programação da CCBA para esta semana reserva , às 15h00, o programa "À conversa com Álvaro Macieira”, na qual o artista plástico vai estar com Dom Sebas Cassule e dois convidados especiais, José Luís Mendonça e Van, no âmbito da Exposição "Kutala África”, que ficará patente até 18 deste mês.
Álvaro , antigo jornalista, poeta, membro da União dos Escritores Angolanos, artista plástico e consultor cultural durante mais de 20 anos se dedicou à investigação dos vários aspectos da vida cultural angolana, percorrendo o país e tomando contacto com a realidade nacional, consolidando os seus conhecimentos que lhe vêm da sua vivência rural e do privilégio de ter viajado desde muito jovem pelas inúmeras regiões de Angola e de África.
Para quinta-feira, está prevista a realização do projecto "A contação de histórias” com Maria Ângela, que traz a história "Boladas e Amigos”, da escritora brasileira Ana Maria Machado, com ilustrações de Claudius. A escritora nasceu no Rio de Janeiro em 1941. Tem quase 40 anos de carreira, mais de cem livros publicados no Brasil e em mais de 17 países, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos.
Maria Ângela ficou conhecida como escritora, tanto pelos livros voltados para adultos como aqueles voltados para crianças e jovens.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.