Cultura

Filme angolano concorre no Fespaco em Ouagadougou

As longas-metragens de ficção “Our Lady of The Chinese Shop”, de Ery Claver (Angola), e “Maputo Nakuzandza”, de Ariadine Zampaulo (Moçambique), estão entre os 15 concorrentes ao grande prémio do Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou (Fespaco), que decorre até sábado.

01/03/2023  Última atualização 09H05
Filme angolano concorre no Fespaco em Ouagadougou © Fotografia por: DR

Este ano estão a ser avaliados, desde o último sábado, 170 trabalhos, divididos em 11 categorias, entre longa-metragem, curta-metragem, documentário, série de televisão, filme escolar e filme de animação.

Nas longas documentais realce também para Carlos Yuri Ceuninck, com "Omi Nobu/L’homme nouveau” (Cabo Verde).

"Manhã de Domingo”, ficção do brasileiro Bruno Ribeiro, está incluída na competição de curtas-metragens, após ter sido o vencedor do prémio Urso de Prata do júri internacional na 72ª edição do Festival de Berlim.

Na competição Panorama é apresentada a longa-metragem de animação "Nayola”, do português José Miguel Ribeiro, um filme que trata da guerra civil em Angola, inspirado numa peça de teatro de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, numa co-produção internacional que inclui Portugal, França, Países Baixos e Bélgica.

O filme, que vai estrear-se nos cinemas portugueses em 2023, tem argumento de Virgílio Almeida, a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, e a narrativa decorre entre 1995 e 2011, entre o final da guerra civil de Angola e os primeiros anos de paz no país.

"Nayola” é um filme de animação em 2D e 3D que já ganhou vários prémios internacionais e vai abrir no próximo mês o Festival Internacional de Cinema de Animação - Anima, em Bruxelas. A edição deste ano do mais importante encontro do cinema africano realiza-se sob o lema "Cinema africano e cultura de paz”, anunciou o director-geral do festival, Alex Moussa Sawadogo.

Esta é a 28ª edição do Fespaco e realiza-se no Burkina Faso, país que teve recentemente dois golpes de estado e que se encontra desestabilizado por recorrentes ataques de grupos fundamentalistas islâmicos desde 2015.

O Fespaco é realizado a cada dois anos em Ouagadougou e em cada edição, filmes de todos os formatos competem pelo ‘Etalon d’or’.

Desde 1969, quando foi criado, reuniu dezenas de milhares de espectadores e actores do mundo da 7ª arte em Ouagadougou. O júri, que atribuirá o ‘Étalon d’or’, é presidido pela produtora tunisina Dora Bouchoucha.

"Our Lady of The Chinese Shop” (Nossa Senhora da Loja Chinesa) é um drama angolano de 2022 escrito e dirigido por Ery Claver na sua estreia como director de longa-metragem. O filme foi ambientado em Luanda . O enredo do filme é baseado no colonialismo, imperialismo, religião e mal-estar nacional. O filme retratou em grande parte actores novatos que eram amplamente desconhecidos na fraternidade do cinema, mas foram elogiados pelas suas actuações autênticas, apesar da falta de interacção ao longo do filme. O realizador do filme decidiu fazer uma análise subtil da influência da China sobre Angola através deste filme, retratando a história do oportunismo de um comerciante chinês. O filme foi produzido pela Geração 80.

Realizadores de Cabo Verde no Festival Pan-Africano

Um grupo de quatro cabo-verdianos participa, desde sábado, na 28ª edição do Festival Pan-africano de Cinema e Televisão, em Ouagadougou, no Burkina Faso, sob o tema "Cinemas Africanos e Cultura de Paz”.

O realizador cabo-verdiano Elson Santos avançou à Inforpress que o convite para a apresentação deste projecto surgiu quando participava num laboratório sobre povos das ilhas, onde o seu grupo foi premiado com três prémios e uma delas foi atribuído pelo Instituto Francês no Burkina Faso.

A mesma fonte adiantou que Cabo Verde vai participar com um projecto de filme que está na fase de desenvolvimento e que, agora, vai entrar na fase de produção.

Elson Santos admitiu que é "fenomenal e prestigiante” para Cabo Verde participar neste festival internacional, já que é a primeira vez que quatro cabo-verdianos participam num festival tão importante a nível internacional.

"Este evento é uma oportunidade de todos nós podermos fazer contactos com grandes realizadores e produtores africanos, e não só, e serve também para a troca de impressões com o objectivo de tirar o máximo proveito para projectos futuros”, sublinhou.

Por sua vez, o realizador Carlos Yuri Ceuninck disse que a sua participação surgiu da participação do seu grupo neste concurso e asseverou que é com "grande honra e orgulho” que recebeu este convite para este festival que é o mais "prestigioso” do continente africano e alberga os melhores profissionais desta área.

Carlos Yuri Ceuninck disse que vai participar com o documentário de longa metragem, filmado na ilha de São Nicolau, em que retrata as vivências do dia-a-dia dos cabo-verdianos, no país, através da história de um senhor, Quirino Rodrigues, que vivia numa aldeia isolada em Ribeira Funda, nesta ilha.

 "Este filme levou quatro anos para ser finalizado, devido à pandemia da Covid-19, e, no Burkina Faso, vai ser a estreia deste trabalho que contou com o financiamento e apoio de parceiros internacionais”, frisou.

Um outro entrevistado, que também vai participar neste festival, o produtor de cinema Pedro Sulé, avançou que vai participar neste festival como presidente do júri na categoria de filmes de escolas a nível de África, tendo em conta que já participou em vários festivais de cinema e de programas. Contudo, aproveitou para mostrar a sua satisfação e felicidade por Cabo Verde ser convidado, na sua pessoa, para ser presidente do júri.

Já a realizadora Artemisa Ferreira avançou que recebeu o convite da parte da CEDEAO, para fazer parte do júri.

Todos os entrevistados são unânimes em afirmar que estão "satisfeitos e contentes”, porque este festival vai criar oportunidades para criarem melhores contactos com os profissionais desta área, o que servirá para trazerem mais "bagagem” para Cabo Verde, no que tange à criação de condições para fazer um cinema mais profissional no país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura