O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
A curta-metragem “A Pressa”, de Ngouabi Silva, abre hoje, às 17h30, a quarta edição do Festival Internacional de Curtas-metragens (Fesc-Kianda), no auditório do Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda.
De acordo com o director do Festival "Fesc-kianda”, Vânio Luís de Almeida, a estreia do filme "A Pressa” é uma das novidades desta edição do Fesc-Kianda, cuja cerimónia de abertura vai homenagear o cineasta Asdrúbal Rebelo.
O filme "A Pressa” foi gravado especificamente para fazer a abertura do festival. Além dessa novidade, o director ressaltou as oficinas, palestras, os debates, e venda e sessão de autógrafos de um livro que fala da história da cidade de Luanda.
Em concurso, o festival traz filmes do Brasil, de Cabo Verde, Moçambique, da Guiné-Bissau e Guiné Equatorial, alèm de filmes nacionais.
As entradas são livres, embora as cerimónias de abertura e encerramento estão restritas a convite, havendo um momento cultural, reservado para a abertura do festival.
O Fesc-Kianda encerra dia 27, e vão ser distinguidas 25 categorias, mais dez comparando com as edições anteriores, em que eram premiadas 15 categorias. Neste ano, foram introduzidas as categorias de trilha sonora, melhor produtor e figurino, entre outras.
Nas edições anteriores,
premiavam os melhores actores, roteiros, realizadores e produtores.
Oficinas e palestras
Técnicos de diferentes áreas do Cinema vão frequentar uma oficina de artes cénicas, a ser orientada pela realizadora brasileira Ana Cavazzana, formada em Teatro, Televisão e Cinema.
O objectivo é aprimorar os conhecimentos na arte da representação quer em Cinema e Televisão, quer em Teatro.
O público interessado pode
assistir aos filmes a partir de amanhã, aproveitando a oportunidade para
interagir com os actores, colher mais informações sobre a realização de filmes
no país.
"A Pressa”
Ngouabi Silva é um dos mais promissores realizadores angolanos da quarta geração, cuja carreira tem sido marcada pela produção de curtas-metragens no panorama do Cinema angolano.
Ngouabi Silva é o mais visionário, entre a geração mais nova, ao decidir impor-se quer no mercado nacional quer no internacional, apostando em filmes de curta duração, desde "A Testemunha”, que, em 2020, arrebatou o Prémio de Melhor Actriz, com Isalina Gonçalves, na sétima edição do Festival Internacional "O Cubo de Cinema em Língua Portuguesa”, Brasil, seguindo-se os filmes "Plano do Rei”, "Message in a Bottle”, "O Barbeiro”, "Realidade Reflexa”, e "Chamas”, ambas em fase de pré-produção.
Agora, brinda-nos com "A Pressa”, com três minutos de duração, filme gravado em 24 horas. A realização de Ngouabi Silva, teve como assistente de realização Vânio de Almeida.
O elenco é constituído pelos actores Sidney Profeta, Artur Pop, e os figurantes Marta Cabral, Mauro Kijamba e Wilson Gonçalves.
A produção executiva foi assumida por Arnaldo Silva, Ivo Moura, Júlio Matias, Rui Ribas, Edson Silva, Ngoubi Silva e Leonel Pereira, que também assumiu o papel de director de Produção.
Ao de director de fotografia
coube a Santo Kimbalambi,”Kimba”,
director de Arte e Maquiagem de Osvaldo Muquixi.
Foram assistentes de produção João Dilo e Manuel Nicolau, enquanto que a iluminação esteve a cargo de Mavangu Metu Kiluz, e como assistentes Samuel Jaime e Afonso André.
As filmagens foram asseguradas pelo operador de câmara José Correia, o operador de som, Nelson Simão, sonoplastia de Bumbo Negro, cartering de Letícia Silva, edição de Timóteo Pumu e a coloração e finalização de Augusto Chipende.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.