Sociedade

Filipe Zau garante apoio para fomentar o turismo

Maria Cavela | Moçamedes

Jornalista

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, garantiu, no Namibe, que vai empenhar-se na captação de financiamento para a reabilitação dos centros turísticos da Mutipa e Agro-Ecológico no município da Bibala, visando o fomento do turismo na região.

19/01/2022  Última atualização 10H50
© Fotografia por: DR
Filipe Zau, que trabalhou no Namibe durante quatro dias, acrescentou que a região possui vários centros turísticos capazes de gerar rendimentos para o país, apesar de muitos estarem em estado de degradação.
"Vamos colaborar com o governo local no sentido de tornar a província num gigante turístico do país, baseando-se nas vantagens naturais que apresenta" , sublinhou Filipe Zau.
Durante a visita do ministro Filipe Zau à província do Namibe foi assinado um memorando de cooperação entre o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e o Governo Provincial, que visa o reforço da educação ambiental e a melhoria do saneamento básico.
O memorando, assinado pelo ministro Filipe Zau e pelo governador Archer Mangueira, visa, também, o fomento de actividades turísticas de forma sustentável e a promoção de programas e projectos culturais para o desenvolvimento comunitário.
Foi ainda determinado que seja definido um modelo de gestão do Centro Agro-Ecológico do município da Bibala, formações e seminários no domínio ambiental, bem como a implementação de projectos de processamento de resíduos plásticos, instalação de uma unidade de dessalinização de água para a região do Namibe e reutilização de resíduos sólidos urbanos para a produção de energia.
Durante a sua estadia no Namibe, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente visitou o aterro sanitário de Moçâmedes, Polígono da Pumangol, Cine Estúdio, Arquivo Histórico, Biblioteca e o Museu Provincial.
O ministro visitou, também, o Centro Agro-Ecológico da Bibala, Praias do Soba e das Mariquitas, Farol do Piambo e manteve um encontro com empresários ligados à Hotelaria e Turismo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade