O facto de a nova Lei de Bases da Função Pública, apreciada há dias em Conselho de Ministros, presidido pelo Chefe de Estado, João Lourenço, prever a entrada para a Função Pública de cidadãos com idade superior a 35 anos de idade constitui novas há muito aguardadas.
A Justiça na perspectiva processual/institucional só se realiza mediante procedimentos operacionalizados por vários actores, nomeadamente advogados, magistrados do Ministério Público, juízes, escrivães, oficiais de justiça, entre outros eventuais como, por exemplo, intérpretes / tradutores juramentados.
No passado dia primeiro de Maio, além de se celebrar o Dia Internacional do Trabalhador, comemorou-se igualmente o Dia da Mãe.
O amor de mãe é incondicional, é incomparável, é imensurável, enfim é, diríamos, divinal. Há uns anos, assisti a um filme indiano que marcou a minha posição de olhar para as mães. O enredo era sobre uma mulher muito pobre que, não tendo como sustentar os filhos, vendia o próprio sangue todas as semanas a um hospital privado, mas nada dizia aos filhos.
Sem qualquer pretensão de julgar quem quer que seja, tive conhecimento, a partir de testemunhas "oculares” de que durante a fuga do Huambo para Benguela, na guerra que se seguiu às eleições de 1992, houve mães que, apesar de estarem debilitadas, carregaram os filhos das que tinham ficado feridas ou que, infelizmente, tinham morrido. Umas houve que tiveram mesmo de amamentar essas crianças. E, inclusive, dizia-se, não sei se a brincar ou se era mbora mesmo verdade, que algumas mulheres deram xuxa até aos próprios maridos, porque, segundo contavam, os homens estavam mais fracos do que as mulheres, durante aquela épica marcha comandada pelo não menos conhecido general Sukissa.
Como bem disse quando abri o parágrafo, só falei disso para exaltar o amor materno, nada a ver com criticar este ou aquele. Até porque já estamos em paz e o que passou, passou e já lá vai!
Toda mãe é um poço de amor e bondade. Nós os filhos é que, às vezes, nos portamos mal, sobretudo quando já somos grandes e temos lá cabocadinho de condições, achamos que já não precisamos da protecção das nossas velhas. É assim que aparecem vezes sem conta, histórias de filhos que largaram as mães que lhes pariram no Beiral só porque as caprichosas e mal humoradas das suas caras-metades não querem ver as sogras por perto, ou ainda, aquelas histórias mais dramáticas em que uma filha acusa a progenitora de feiticeira e coisas desse género, só porque está desconseguir de fisgar um papóite mija-grosso.
Há uma canção na minha língua – umbundu - que diz "yoõ yove, inche ocitende, mpandula”, o que significa: ainda que tua mãe for demente, agradeça, pois foi ela que te deu a vida e te criou.
Mãe é mãe e, por isso, deve ser amada e respeitada, nem que seja para agradecer-lhe os sacrifícios que consentiu para sermos e estarmos.
Conheço pessoas, algumas até amigas, cujas vidas tomaram rumos completamente desagradáveis depois que desprezaram suas mamãs. Dizem que quando uma mãe bate no seu ventre, dizendo "só se não fui eu que te nasci”, mano, é melhor ajoelhar-se diante dela e pedir desculpas, caso contrário estás perdido.
Mas há, felizmente, muitos bons filhos que amam, cuidam e protegem as suas mães. Filhos que não trocam suas mães por nada desse mundo cada dia mais materialista e imediatista. E esses, sim, recebem a bênção, não apenas das mães, mas de Deus que tudo vê e pode.
Maio é para algumas crenças religiosas o mês dedicado a Maria, a Santa Virgem Mãe de Jesus, por isso, mal algum nos faria uma redobrada atenção às nossas mães, ainda que não sejam aquelas que nos nasceram.
Catê mais!
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA grande notícia aqui é que um chinês foi preso quando saía do Malawi para a Zâmbia. Esta notícia é manchete aqui porque o chinês em questão andou a fazer filmagens de crianças negras a dizer em mandarim (chinês) coisas como “somos monstros pretos e somos bem estúpidos”;
O presidente do MPLA, João Lourenço, defendeu, neste sábado na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, que “só com um povo educado, com formação e preparado para enfrentar o mercado de trabalho podemos dizer que estamos em condições de desenvolver o nosso país”.
A candidata do MPLA a Vice-Presidente da República, Esperança Costa, foi apresentada neste, sábado, na cidade Saurimo (Lunda Sul), pelo líder do partido, João Lourenço, no acto político de massas, no âmbito da pré-campanha visando às Eleições Gerais de 24 de Agosto.
O Tribunal Constitucional publica, entre domingo e segunda-feira (26 e 27), as listas iniciais das candidaturas formalizadas pelos partidos e coligações de partidos políticos concorrentes ao pleito eleitoral de 24 de Agosto.
Os deputados aprovaram, na generalidade, a Proposta de Lei que altera a Lei sobre o Exercício da Actividade de Televisão, na sequência de uma forte discussão entre os parlamentares do MPLA e os da oposição.
Ana Cangombe nasceu na província do Bié, no mês de Novembro de 1973, com a pele morena, lisa e sem manchas. O tempo passou, e à medida que crescia, tornava-se cada vez mais atraente, dona de traços finos e de um corpo esbelto.
Pelo menos 50 por cento dos projectos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), aprovados para a província de Luanda, foram concluídos e inaugurados, informou ontem, na Quiçama, o vice-governador para a Área Política e Social.
Cristiano Ronaldo (Manchester United) é o desportista mais influente do mundo e é procurado 145 por cento mais vezes do que o rival Lionel Messi (PSG), noticiou o jornal desportivo português A Bola, na edição online de ontem.