O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
As vivências de algumas figuras públicas, ligadas à cultura, desporto, sociedade, jornalismo e a crónica, estão retratadas na primeira edição do livro “O Live dos Mais Fortes” apresentado, na terça-feira, no Instituto Camões -Centro Cultural Português, em Luanda, numa iniciativa do grupo Nors, no âmbito do projecto cultural “Ser Nors”.
Entre as figuras escolhidas para a edição de estreia constam as cantoras Pérola e Yola Semedo, os humoristas Costa Vilola, Calado Show e Kotingo, o jornalista Ernesto Bartolomeu, o ex-treinador da Selecção Nacional Angolana, Oliveira Gonçalves e a Alexandra Lima, a primeira mulher piloto na Linha Aéreas de Angola (TAAG).
Na ocasião, a directora dos Recursos Humanos do grupo Nors, Vanessa Castro, destacou que o "Live dos Mais Fortes”surgiu em 2020, época da pandemia da Covid-19, na qual se pretendia criar novos factos culturais de proximidade entre a direcção da empresa e colaboradores. Vanessa Castro referiu que o país e o mundo, enquanto procuravam formas de combater a pandemia que ainda continua a fazer vítimas mortais surgiu a ideia da criação do projecto cultural "Ser Nors”. A ideia do projecto, ressaltou, foi produzir em 30 minutos, vídeos relacionados com a vida e obra dos colaboradores que se destacam na sociedade angolana em todas as vertentes socioculturais.
Desta forma, reforçou, surgiu a ideia de se realizar algumas sessões de entrevistas com várias personalidades e figuras públicas colaboradores do grupo. Mais do que um projecto, de acordo com Vanessa Castro, a pretensão é materializar o projecto "Ser Nors”, criando uma cultura de liderança humanizada e de orientação.
Com o lançamento do livro, frisou, espera-se deixar um legado às gerações futuras e por isso, estão a procurar entrevistar figuras angolanas, cujos exemplos de superação tornaram-se fontes de inspiração para muitos jovens.
Pérola, uma das figuras de destaque desta primeira edição, agradeceu por ter sido uma das escolhidas para fazer parte dos entrevistados. "Um livro é sempre algo que fica para as memórias e foi um prazer participar deste projecto”.
Autora dos sucessos como "Não vai lá”, "Sentada Familiar”, "Tudo para mim” e "Fala do que quiseres” disse esperar que o projecto possa influenciar a juventude a acreditar mais no seu potencial e que são capazes de superar os desafios de vida”, encorajou. A Diva Yola Semedo mostrou-se, igualmente, feliz e honrada por participar do livro e ser uma das privilegiadas. "Ser uma das seleccionadas representa o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido ao longos dos anos em prol do crescimento da música angolana”, destacou.
Detentora de vários recursos estilísticos devido à sonoridade vocal, Yola Semedo disse que no meio de outras figuras, ser uma das escolhidas para deixar o testemunho de vida significa uma forma de poder partilhar as vivências juntamente com os demais colegas”.
A cerimónia de apresentação do livro contou com a presença de várias entidades do grupo Nors, nomeadamente, o director executivo, Tomás Jervell, o actor e humorista Costa Vilola, Yola Semedo, Pérola e outras figuras com participação directa e indirecta no livro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.