Cultura

Figuras públicas angolanas contam vivências em livro

As vivências de algumas figuras públicas, ligadas à cultura, desporto, sociedade, jornalismo e a crónica, estão retratadas na primeira edição do livro “O Live dos Mais Fortes” apresentado, na terça-feira, no Instituto Camões -Centro Cultural Português, em Luanda, numa iniciativa do grupo Nors, no âmbito do projecto cultural “Ser Nors”.

26/01/2023  Última atualização 10H06
Pérola é uma das figuras escolhidas nesta primeira edição © Fotografia por: DR

Entre as figuras escolhidas para a edição de estreia constam as cantoras Pérola e Yola Semedo, os humoristas Costa Vilola, Calado Show e Kotingo, o jornalista Ernesto Bartolomeu, o ex-treinador da Selecção Nacional Angolana, Oliveira Gonçalves e a Alexandra Lima, a primeira mulher piloto na Linha Aéreas de Angola (TAAG).

Na ocasião, a directora dos Recursos Humanos do grupo Nors, Vanessa Castro, destacou que o "Live dos Mais Fortes”surgiu em 2020, época da pandemia da Covid-19, na qual se pretendia criar novos factos culturais de proximidade entre a direcção da empresa e colaboradores. Vanessa Castro referiu que o país e o mundo, enquanto procuravam formas de combater a pandemia que ainda continua a fazer vítimas mortais surgiu a ideia da criação do projecto cultural "Ser Nors”. A ideia do projecto, ressaltou, foi produzir em 30 minutos, vídeos relacionados com a vida e obra dos colaboradores que se destacam na sociedade angolana em todas as vertentes socioculturais.

Desta forma, reforçou, surgiu a ideia de se realizar algumas sessões de entrevistas com várias personalidades e figuras públicas colaboradores do grupo. Mais do que um projecto, de acordo com Vanessa Castro, a pretensão é materializar o projecto "Ser Nors”, criando uma cultura de liderança humanizada e de orientação.

Com o lançamento do livro, frisou, espera-se deixar um legado às gerações futuras e por isso, estão a procurar entrevistar figuras angolanas, cujos exemplos de superação tornaram-se fontes de inspiração para muitos jovens.

Pérola, uma das figuras de destaque desta primeira edição, agradeceu por ter sido uma das escolhidas para fazer parte dos entrevistados. "Um livro é sempre algo que fica para as memórias e foi um prazer participar deste projecto”.

Autora dos sucessos como "Não vai lá”, "Sentada Familiar”, "Tudo para mim” e "Fala do que quiseres” disse esperar que o projecto possa influenciar a juventude a acreditar mais no seu potencial e que são capazes de superar os desafios de vida”, encorajou. A Diva Yola Semedo mostrou-se, igualmente, feliz e honrada por participar do livro e ser uma das privilegiadas. "Ser uma das seleccionadas representa o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido ao longos dos anos em prol do crescimento da música angolana”, destacou.

Detentora de vários recursos estilísticos devido à sonoridade vocal, Yola Semedo disse que no meio de outras figuras, ser uma das escolhidas para deixar o testemunho de vida significa uma forma de poder partilhar as vivências juntamente com os demais colegas”.

A cerimónia de apresentação do livro contou com a presença de várias entidades do grupo Nors, nomeadamente, o director executivo, Tomás Jervell, o actor e humorista Costa Vilola, Yola Semedo, Pérola e outras figuras com participação directa e indirecta no livro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura