Desporto

FIFA elogia relatório do Parlamento Europeu sobre o desporto

Documento defende as competições baseadas “na solidariedade, inclusividade e mérito desportivo”, enquanto são protegidas de “ameaças como uma Superliga Europeia”.

23/11/2021  Última atualização 21H45
Presidente da Fifa Infantino © Fotografia por: DR

A FIFA exultou esta terça-feira (22) com o relatório aprovado pelo Parlamento Europeu (PE) sobre a política desportiva da União Europeia (EU), considerando que o mesmo vai ao encontro às reformas que o organismo tem feito no futebol.

"O relatório do Parlamento Europeu confirma claramente que o trabalho que a FIFA está a realizar para reformar o sistema de transferências está no caminho certo e é também fundamental para moldar o futebol do futuro, que se deve basear nos princípios da boa governação e solidariedade de todos os envolvidos”, disse o director da Divisão de Serviços Jurídicos e Compliance da FIFA.

O espanhol Emilio García Silvero referia-se ao relatório "Política desportiva da UE: avaliação e eventual rumo futuro”, que, entre outros ideais, defende as competições baseadas "na solidariedade, inclusividade e mérito desportivo”, enquanto são protegidas de "ameaças como uma Superliga Europeia”.

A regulação do trabalho dos agentes, desde o seu licenciamento à fixação de limites às suas comissões, bem como a criação de uma câmara de compensação de acordo com a reforma do sistema de transferências são temas que, segundo o responsável, agradam ao organismo que dirige o futebol mundial.

Silvero reforça que a FIFA deseja um desporto com base na "transparência e prestação de contas”, pelo que se congratula pelo facto das "principais forças políticas” terem acarinhado o documento, elaborado pelo antigo futebolista e agora eurodeputada polaco Tomasz Frankowski, e que foi aprovado com 597 votos a favor, 36 contra e 55 abstenções.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto