O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, manteve, hoje, em Juba, reuniões, separadas, com os ministros dos Petróleos, Puot Kang Chol, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mayiik Ayii Deng, da República do Sudão do Sul, para abordar questões ligadas à cooperação bilateral.
O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Thisekedi, aterrou, em Luanda, no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado pela primeira dama, Denise Tshilombo, para um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço.
O antigo Presidente de Cuba, Fidel Castro, foi homenageado, em Luanda, seis anos depois da sua morte. A cerimónia decorreu no Museu de História Natural, sob a égide da Embaixada e Liga de Amizade Angola-Cuba.
"A sua obra foi muito grande. Consistiu na libertação de Cuba da ditadura e criar uma sociedade melhor para todos”, disse, sublinhando que a primeira vez que viu Fidel Castro tinha dez anos e era uma menina de uma família pobre, negra e mulher que não teria oportunidade.
"A revolução cubana deu-me esta possibilidade de estudar e de ser uma pessoa a beneficiar da igualdade das mulheres com os homens”, referiu, salientando que a cor da pele não importou.
"Para mim, Fidel Castro é uma figura imprescindível e que a cada ano vai ser recordado. Não vamos lhe recordar com tristeza, senão com alegria”, disse. Na ocasião, os participantes da cerimónia de homenagem a Fidel Castro renderam, também, homenagem ao Presidente Agostinho Neto pelo seu Centenário Natalício.
"Agostinho Neto e Fidel Castro eram muito amigos. Hoje estamos a celebrar a data natalícia de um e a data da morte do outro e sempre estarão vivos nos corações dos seus povos, Angola e Cuba”, observou.
Esther Armenteros disse que as relações entre Angola e Cuba são excelentes e que em Angola existem mais de mil médicos cubanos, em todas as províncias, prestando o seu serviço à população.
"Estamos a cumprir 47 anos de relações bilaterais entre os dois países e nos outros sectores as relações são fortes”, reiterou, durante o evento marcado com a exposição fotográfica, com imagens de Fidel Castro com Agostinho Neto e outras figuras históricas de África.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da CPLP sublinhou, hoje, o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da paz e reconciliação em África, durante a primeira reunião que contou com a participação dos Países Observadores Associados da comunidade acreditados na Guiné Equatorial.
Os embaixadores de Angola e dos Estados Unidos da América, acreditados na Namíbia, mantiveram, hoje, um encontro de cortesia, em Windhoek, durante o qual abordaram a intenção de ambos Governos privilegiarem as relações económicas e empresariais.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.