Política

FIDA disponibiliza 257 milhões de dólares para agricultura

Edna Dala

Jornalista

O vice-presidente associado da Divisão de Gestão de Programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Donal Brown, manifestou, quinta-feira, a pretensão da instituição financeira da ONU de abrir um “escritório especial” em Angola.

31/03/2023  Última atualização 06H34
© Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

A intenção foi anunciada no final de uma audiência que a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, concedeu ao representante da FIDA, em visita ao país desde terça-feira.

Em declarações à imprensa, Donal Brown disse ter abordado com a Vice-Presidente da República a relação de parceria entre FIDA e o Governo angolano, que mantêm laços muito fortes. "Agora desejamos aprofundar as relações e criar uma oficina especial do FIDA em Angola e a figura de um director internacional”.

O responsável adiantou ainda que a pretensão do Fundo é de investir em mais projectos no país. Para o efeito, salientou, já terem tido a oportunidade de visitar dois projectos ligados à aquicultura e à agricultura.

Neste momento, pontualizou, o FIDA está a trabalhar no projecto de aquicultura, por sinal um dos mais exitosos de todos os projectos do Fundo em África. A pretensão é de trabalhar com o Governo para um maior impulso do programa e estendê-lo para outras províncias.

Donal Brown disse ter solicitado, durante o encontro com a Vice-Presidente da República, o apoio do Governo para o fortalecimento do FIDA. A este propósito, referiu, foi endereçado um convite ao Governo angolano para Angola ser o "co host” champion dos sistemas alimentares na Conferência de Paris, a ter lugar em Dezembro deste ano. Angola passaria a ser, assim, "o grande rosto”, em representação do continente africano.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política