Desporto

FIA dá isenção médica para piercings no nariz

Lewis Hamilton recebeu uma isenção dos comissários da FIA para continuar a usar jóias durante o GP do Bahrein da Fórmula 1.

04/03/2023  Última atualização 09H15
© Fotografia por: DR

O assunto das jóias e, especificamente do pino do nariz de Hamilton tornou-se um tema quente durante a época de 2022.

O Apêndice L, Capítulo III, Artigo 5 do Código Desportivo Internacional da FIA, diz que "o uso de jóias na forma de piercing ou correntes de metal ao pescoço é proibido durante a competição e, portanto, pode ser verificado antes do início”.

Hamilton recebeu uma isenção no início da época e, em Maio, a FIA incluiu as jóias no formulário de verificação apresentado pelas equipes.

Segundo especialistas, o uso de jóias pode "dificultar as intervenções médicas” e, "no caso do uso de imagem médica ser necessária para informar o diagnóstico após um acidente, a presença de jóias no corpo pode causar complicações e atrasos significativos”.

"Na pior das hipóteses, a presença de jóias durante a geração de imagens pode causar mais lesões. Elas, dentro e/ou ao redor das vias aéreas, podem representar riscos adicionais específicos caso sejam desalojadas durante um acidente e sejam ingeridas ou inaladas”, disse uma fonte.

O assunto chegou  no auge do GP de Singapura, em que Hamilton foi convocado aos comissários. Naquela ocasião, o piloto inglês voltou a ser beneficiado de uma isenção, mas sua equipa Mercedes pagou 25.000 euros por preencher um formulário de auto-exame impreciso relacionado ao assunto.

Para evitar mais problemas no início da nova época, a equipa enviou uma carta médica a  descrever por que não é prático remover o piercing.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto