Cultura

Festival tem inscritos 209 de concorrente

Alfredo Ferreira / Caxito

Jornalista

Ao todo, 209 concorrentes estão inscritos para participarem, de 17 a 29 deste mês, na I edição do Festival “Cantar Neto”, na província do Bengo, um evento que visa estimular a criação de letras que reflectem os feitos do Fundador da Nação e primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto.

14/09/2022  Última atualização 06H40
Yuri Silva anunciou a realização da primeira edição do concurso © Fotografia por: Maria João | edições novembro | caxito

O concurso tem como objectivo elevar o conhecimento da população do Bengo sobre a vida e obra de António Agostinho Neto e promover  o intercâmbio entre as diversas matrizes culturais, envolvendo a participação de artistas e grupos de diferentes regiões do país.

Em declarações ontem, ao Jornal de Angola, em Caxito, o director provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos, Yuri Silva, disse que  o festival vai contribuir para a consolidação da identidade cultural, sobretudo no que toca à música, e a valorização das línguas nacionais, através da poesia de António Agostinho Neto.

Yuri Silva avançou que o concurso vai decorrer em duas fases, sendo uma municipal e outra provincial. A fase municipal decorre entre os dias 17 e 24 deste mês, nos seis municípios da província, enquanto a fase provincial acontece no próximo dia 29.

"Os candidatos podem apresentar-se de forma individual, em duo ou trio, e serão obrigados a interpretar musicalmente, qualquer poema da autoria de Agostinho Neto”, disse o director, que explicou que cada município vai apurar três representantes à fase provincial. "Vamos ter, no dia 29 de Setembro, um total de 18 concorrentes na fase final do concurso”, acrescentou.

As inscrições para o Festival "Cantar Neto” decorreram de 1 a 12 deste mês, nos municípios de Bula Atumba, Dande, Nambuangongo, Dembos, Ambriz e Pango Aluquém.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura