Cultura

Festival Nacional da Cultura mobilizou mais de mil criadores

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Mais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.

01/02/2023  Última atualização 07H00
© Fotografia por: ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NVEMBRO

A informação foi avançada, terça-feira, ao Jornal de Angola, pela directora provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Benguela, Rosaria Essanju Tchitali, à margem da cerimónia de encerramento do FENACULT, realizada no Solar dos Leões.

Esta edição do Festival Nacional da Cultura foi realizada, em todo o país, no âmbito das comemorações do centenário de António Agostinho Neto. De acordo com Rosaria Essanju Tchitali, em Benguela além dos participantes directos nas várias actividades, milhares de populares estiveram presentes em diversos eventos de dança tradicional, declamações de poesia, exibição de peças de teatro e exposições plásticas.

Por sua vez, a vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico da província de Benguela, Lídia Amaro, destacou a participação dos criadores locais nas actividades do FENACULT, realizada em Setembro do ano passado em diferentes palcos.

Lídia Amaro afirmou que o FENACULT foi um evento onde a afirmação da livre expressão das diversas formas e manifestações culturais estiveram presentes, tendo contribuído para o intercâmbio e o fortalecimento da unidade nacional na diversidade cultural, ao mesmo tempo que permitiu mostrar o desenvolvimento das artes na província.

O ganho, frisou, reforçou a partilha de ideias e projectos não só a nível da capital, mas, também, de criadores dos restantes municípios da província, justificando que a arte e a acção cultural são um fenómeno abrangente e inclusivo.

Em nome do governo provincial de Benguela, Lídia Amaro agradeceu e felicitou os criadores locais, não só pelo talento revelado, mas sobretudo pela forma responsável como "acreditaram na importância deste evento e contribuíram para a sua realização, tornando o festival num momento inclusivo, onde juntos celebramos a nossa cultura, a identidade e a nossa união”, disse.

"A busca da língua artística, enquanto meio de expressão livre de sentimentos e anseios por parte dos diversos movimentos da nossa província, é algo com que o governo provincial se congratula e manifesta a sua total disponibilidade em trabalhar de forma efectiva na intensificação da produção cultural”, garantiu.

A governante lembrou que o slogan "A Cultura Fortalece a Nação” é um lema e um ideal puro e intemporal de uma visão progressista e inclusiva de celebração da diversidade social e uma oportunidade para viver a riqueza e o valor etnográfico da tradição e da identidade.

A cultura, reconheceu, é um veículo de aprendizagem, de crescimento e de construção de pontes para o fortalecimento da teia social, tendo desafiado toda comunidade artística e o gabinete que tutela o sector, para o encontro de canais optimizados de comunicação e partilha de sinergias, para que junto se faça jus ao prestígio de Benguela uma conquista a nível da produção de Cultura, fazendo desta um importante pólo de atracção turística.

Lídia Amaro disse que na materialização do compromisso, em transformar Benguela num importante pólo de atracção turística, é prioridade do governo da província, a reabilitação do vasto equipamento cultural local e a construção de novas infra-estruturas que possam albergar com dignidade os fazedores de arte.

 

Obras de vários edifícios de enorme valor cultural

A vice-governadora provincial de Benguela destacou as obras de reabilitação de vários edifícios, alguns classificados como património histórico e cultural, adoptando-os aos novos desafios do sector, nomeadamente os Cines Teatro Monumental e Flamingo, assim como outras salas de espectáculo e de produção cultural.

De acordo com a governante, após a sua reabilitação a província de Benguela e os seus artistas estarão mais empoderados para fortalecer e preservar a sua identidade cultural e colocar ao dispor da juventude palcos privilegiados para A irreverência e criatividade.

Lídia Amaro reiterou o compromisso da governação numa comunicação mais dinâmica e aberta com os diferentes agentes culturais de forma a acelerar processos e procurar os caminhos mais assertivos, num contexto de partilha e estreita colaboração.

Durante a cerimónia de encerramento do FENACULT em Benguela, além do jantar de confraternização, realizou-se a exibição de grupo de dança tradicional das Acácias  e, da banda musical FM, assim como uma cerimónia de outorga de diplomas e menções honrosas

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura