A segunda edição do Festival Internacional de Teatro abre as portas ao público dia 25 deste mês e decorre até 26 de Junho, no Elinga Teatro, em Luanda, numa promoção do grupo de teatro Etu-Ngo e a Casa Rebita.
A ser realizado como parte do projecto cultural "FestÁfrica”, o festival conta, este ano, com a participação dos grupos Protevida, Atelier D’arte Lucengomono, Olombangui, Horizonte Njinga Mbande, Félix Teatro, SOS Teatro, Amor à Arte, Affro Theatro, Kulonga Teatro, Invasão Cénica, Amazonas Teatro e Ombaka. Os grupos homenageados desta edição são os Miragens, Ombaka e Kulonga.
A directora executiva do grupo e do festival, Luciana dos Santos "Lubeck”, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que o festival é de cariz internacional e visa anualmente "reunir num único espaço, vários grupos, para a troca de experiência em prol do desenvolvimento das artes cénicas no país”.
O festival, adiantou, tem, ainda, como objectivo a promoção do intercâmbio entre grupos e companhias nacionais e internacionais. Desde a primeira edição, explicou, o festival incentiva a criação artística, em especial as que valorizam os costumes dos povos africanos. "Pretendemos ter uma interacção harmoniosa entre a organização, grupos e o público”, destacou.
Enquanto decorrer o festival, frisou, vão ser também promovidos seminários e palestras sobre técnicas de encenação, a contemporaneidade nas artes cénicas e a produção de espectáculos.
Os critérios de selecção dos grupos, disse, estão mais relacionados com o percurso destes, bem como com a produção de espectáculos, em particular os relacionados aos costumes africanos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
Os embaixadores africanos acreditados no Egipto receberam, na quarta-feira, informações sobre o processo eleitoral em curso em Angola, convocadas pelo Presidente da República, João Lourenço, para o dia 24 de Agosto do corrente ano.
Todas as despesas com o internamento do antigo Presidente José Eduardo dos Santos numa clínica em Barcelona (Espanha) estão a ser custeadas pelo Executivo angolano, revelou, nesta quinta-feira, ministro das Relações Exteriores, Téte, António.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A interligação eléctrica do Soyo (Zaire) a Cabinda ocorre a médio prazo, com base em opções que incluem a extensão de um cabo submarino ou uma linha de transporte a transpor território da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o ministro da Energia e Águas, terça-feira, no Soyo.