Cultura

Festival Ibero Americano chega a província de Malanje

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

O Festival Ibero-Americano de Arte e Cultura pela Paz (FIBAC-ANGOLA), que chega de criar um secretariado provincial em Malanje, tem como prioridade, para este ano, a elevação da competência técnica de jovens artistas em várias disciplinas, visando aprimorar a performance dos fazedores e permitir maior rentabilização das artes.

23/01/2023  Última atualização 10H15
Festival Ibero-Americano de Arte e Cultura © Fotografia por: Alberto Pedro | Edições Novembro
A direcção-geral (FIBAC-Angola) definiu, igualmente, como prioridades, para o presente ano, a realização de assembleias constitutivas e posse aos representantes das províncias do Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Benguela, Zaire e Bengo e em alguns países do continente africano.

De acordo com o secretário-geral da instituição, Macani Mateyo, que prestou a informação, ao Jornal de Angola, durante o acto de tomada de posse do secretário provincial de Malanje da FIBAC, Everte Manzambi, a intenção passa, igualmente, por expandir os serviços em países do continente africano, nomeadamente Côte d’Ivoire, Eritreia, Gâmbia, Guiné-Bissau, Senegal e Zâmbia, com o apoio dos governos dos respectivos países.

Macani Mateyo disse que se pretende com esta iniciativa a expansão, formalização e criação de cooperações junto das autoridades nacionais e internacionais. Não obstante, os vários constrangimentos que poderão surgir, frisou, é reconhecido o empenho do Executivo angolano na concretização do seu plano estratégico para o desenvolvimento das artes e da cultura em Angola e além-fronteiras.

O referido plano, avançou, vai contar, ainda, com o apoio e parcerias bilaterais e multilaterais, com as Nações Unidas, União Europeia, União Africana, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e associações culturais. O secretário-geral do FIBAC reiterou a vontade de trabalhar em parceria com todas as forças vivas do país e da diáspora em matérias ligadas a arte e cultura. "Para a África e Angola, em participar, poderá constituir uma mais-valia a expansão do FIBAC, contribuindo desta forma para o bem-estar e desenvolvimento cultural no continente africano e no país”, disse Macani Mateyo.

O Festival Internacional Ibero Americano de Arte e Cultura pela Paz (FIBAC) é uma organização de carácter humanitária, sem fins lucrativos e de natureza privada, sedeada na Argentina. A mesma foi fundada a 25 de Novembro, pelo catedrático Rulo Ortubia. O FIBAC tem como objectivos fundamentais reunir personalidades em prol da contribuição solidária, a verdadeira ponte da união e paz entre as pessoas e povos no mundo, através das artes, cultura e valorização humana.

"Dizer que é com este objectivo e fruto de um trabalho árduo da direcção central na Argentina que foram sensibilizados demais países em diversos continentes, que permitiu hoje o FIBAC estender-se em mais de 40 países a nível mundial, sobretudo na América, Ásia e agora em África”, disse.

O FIBAC já opera em países como México, Espanha, Itália, França, Costa do Marfim, Chile, Índia, Equador, República Dominicana, Perú, Colômbia, Guatemala, Venezuela, Uruguai, Bolívia, Porto Rico, Cuba, Panamá, Bangladesh, Estados Unidos, Suécia e Austrália.

Na ocasião, o secretário executivo provincial do FIBAC, Everte Manzambi, disse que almeja uma organização  devidamente sustentada, aberta ao mundo e à mudança responsável, inclusiva e integradora, através do plano de crescimento participativo e articulado com toda a comunidade cultural, académica e social, com o envolvimento de todos.

Everte Manzambi afirmou ser necessário que o FIBAC desempenhe um papel determinante para alavancar o desenvolvimento das artes e cultura, assim como beneficiar da liderança e desenvolvimento que esta pode trazer para o território nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura