A comissão organizadora do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), informou, ontem, em Luanda, que a 18ª edição decorrerá de 6 a 16 de Julho deste ano, cuja as candidaturas estão abertas desde o dia 24 de Dezembro do ano passado e tem um carácter demonstrativo.
O FESTECA, este ano vai decorrer sob o lema: "Juventude, Arte e Cultura na Promoção do Desenvolvimento e Intercâmbio Cultural” e tem a previsão de receber 20 espectáculos, sendo quatro de grupos do Cazenga, município anfitrião, quatro de outros municípios de Luanda, o mesmo número das demais províncias do país e igual número dos representantes provenientes da diáspora.
Para a 18ª edição do Festival, refere o documento não existem garantias de financiamento do evento, partindo do princípio, que para os grupos e companhias de teatro das outras províncias e estrangeiras, apenas está garantido, por parte da organização do certame, o alojamento, alimentação, transporte para as actividades.
Segundo o documento, o relatório preliminar referente a 1ª Chamada, consta que no dia 24 de Dezembro de 2022, a organização do FESTECA procedeu oficialmente a primeira chamada de candidaturas para a 18ª edição do evento, tendo recebido as candidaturas dos grupos Arco-Íris, Teatro TIC-TAC, Teatro Vela, Nelca Teatro e Xabada Wiza (Cazenga).
De outras municípios de Luanda, apresentaram candidaturas os grupos Além Mar, Elenco Cénico, Enigma Teatro, Etungo Teatro, Imbondeiro, Kulonga Teatro e Twassakidila. De outras províncias constam os grupos Boca de Cena( Bié), Cinco de Junho da Catumbela, Horizonte D’Arte (Lobito) e Damba Maria, todos de Benguela. Da província de Cabinda apresentou a candidatura o grupo Nkondo Ikuta, enquanto o grupo Onjila do Lubango, pretende ser o representante da Huíla. Da diáspora, solicitaram os grupos JGM de Portugal, Lotlhongondo Riba, da África do Sul, Negra Palavra, do Brasil, Teatro Estúdio Fonte Nova, Portugal, e Together As One, do Zimbabwe.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.