Cultura

Festival de teatro recebe as primeiras candidaturas

A comissão organizadora do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), informou, ontem, em Luanda, que a 18ª edição decorrerá de 6 a 16 de Julho deste ano, cuja as candidaturas estão abertas desde o dia 24 de Dezembro do ano passado e tem um carácter demonstrativo.

02/02/2023  Última atualização 07H45
“Festa das artes cénicas do Cazenga” proporciona intercâmbio © Fotografia por: ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NVEMBRO
De acordo com uma nota de imprensa enviada ao Jornal de Angola, os grupos e companhias nacionais e estrangeiros devem para o efeito enviar as propostas de candidaturas para o email: "festeca2010@gmail.com”.

O FESTECA, este ano vai decorrer sob o lema: "Juventude, Arte e Cultura na Promoção do Desenvolvimento e Intercâmbio Cultural” e tem a previsão de receber 20 espectáculos, sendo quatro de grupos do Cazenga, município anfitrião, quatro de outros municípios de Luanda, o mesmo número das demais províncias do país e igual número dos representantes provenientes da diáspora.

Para a 18ª edição do Festival, refere o documento não existem garantias de financiamento do evento, partindo do princípio, que para os grupos e companhias de teatro das outras províncias e estrangeiras, apenas está garantido, por parte da organização do certame, o alojamento, alimentação, transporte para as actividades.

Segundo o documento, o relatório preliminar referente a 1ª Chamada, consta que no dia 24 de Dezembro de 2022, a organização do FESTECA procedeu oficialmente a primeira chamada de candidaturas para a 18ª edição do evento, tendo recebido as candidaturas dos grupos Arco-Íris, Teatro TIC-TAC, Teatro Vela, Nelca Teatro e Xabada Wiza (Cazenga).

De outras municípios de Luanda, apresentaram candidaturas os grupos Além Mar, Elenco Cénico, Enigma Teatro, Etungo Teatro, Imbondeiro, Kulonga Teatro e Twassakidila. De outras províncias constam os grupos Boca de Cena( Bié), Cinco de Junho da Catumbela, Horizonte D’Arte (Lobito) e Damba Maria, todos de Benguela. Da província de Cabinda apresentou a candidatura o grupo Nkondo Ikuta, enquanto o grupo Onjila do Lubango, pretende ser o representante da Huíla. Da diáspora, solicitaram os grupos JGM de Portugal, Lotlhongondo Riba, da África do Sul, Negra Palavra, do Brasil, Teatro Estúdio Fonte Nova, Portugal, e Together As One, do Zimbabwe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura