Cultura

Festival de Kizomba distingue Yola Semedo

Mário Cohen

Jornalista

A cantora e compositora Yola Semedo será homenageada na gala da VII edição do Festival de Kizomba “Feskizomba Angola”, que se realiza no dia 20, na sala de espectáculos do Hotel Epic Sana, em Luanda.

08/11/2021  Última atualização 10H20
Artista é homenageada pelo contributo dado à música nacional durante anos, pelos organizadores do projecto cultural © Fotografia por: DR
O presidente e promotor do Feskizomba, Aníbal da Silva, revelou ao Jornal de Angola, que uma das grandes novidades desta edição é que o suporte instrumental será garantido pela banda Jabumba, enquanto nas edições anteriores  era usado o play back.

O promotor do evento garantiu que o festival vai ser transmitido pela Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 16h00, uma vez que a gala será restrita devido à pandemia da Covid-19.

Esta edição foi cancelada devido à pandemia, que  assola o mundo, pelo que estarão em concurso os 18 finalistas de 2020.
Quanto aos prémios, Aníbal da Silva disse estarem garantidos troféus para os três primeiros classificados e um vale de compras para ser gasto num dos hipermercados da capital.

Os trabalhos decorrem em bom ritmo, com os ensaios a serem realizados às terças e às sextas-feiras, no Centro Cultural Jabumba, no Golfe II. 

Dom Caetano, músico e compositor que contribuiu para o desenvolvimento da música urbana popular nos centros recreativos em Luanda, é o grande convidado do Feskizomba.


Historial

Desde a sua criação, em 2008, em que o vencedor foi  o jovem António Silva, o Feskizomba Angola é considerado o maior festival de música kizomba da nova geração no país, que se realiza anualmente.

Em 2016, a cantora Isidora Campos foi homenageada, num espectáculo realizado no Cine São Paulo, que teve como músicos convidados Nono dos Versáteis e Linda Chilombo.

A I edição do festival teve a participação de músicos que estavam no auge das suas carreiras com destaque para Kiaku Kadaff, Mamaro Kapassa, Camilo Domingos Júnior e Ary Homem.

O festival de música tem como objectivo principal descobrir talentos do estilo kizomba, além de servir também para homenagear alguns dos grandes nomes da música nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura