Cultura

Festival das Bandas abre sábado com Nguami Maka

Armindo Canda

Jornalista

A segunda edição do Festival das Bandas abre, sábado, às 16h00, no espaço Prova D’Arte, no Miramar, em Luanda, com a actuação do Conjunto Nguami Maka e encerra domingo, com a exibição dos Jovens do Prenda, avançou, ontem, em conferência de imprensa, o mentor do projecto, Marito Furtado.

16/05/2024  Última atualização 14H45
Marito Furtado (segundo à esquerda) falou à imprensa © Fotografia por: Francisco Lopes | edições novembro

Em declarações à imprensa, Marito Furtado recordou que a primeira edição do festival foi experimental e adquiriu-se algumas experiência, tendo avançado como novidade para esta edição a inclusão de novas bandas e conjuntos, com realce para o Nguami Maka, que vai abrir as festividades, no sábado, e as bandas Evolution e Movimento.

"Seleccionamos bandas e conjuntos que de certa forma contribuem de forma efectiva para o engrandecimento da cultura nacional. No país há muitas outras bandas, e queremos que todas participem do festival e passar a experiência para os mais jovens instrumentistas”.

O projecto, prosseguiu, serve para dar uma maior visibilidade e mostrar que as bandas e conjuntos são autónomas e que não acompanham simplesmente os músicos em palco.

"Queremos voltar a trazer uma maior autonomia das bandas, porque as mesmas têm projectos próprios e podem actuar sozinhos”.

O membro da comissão organizadora Bucho Brás avançou que na primeira edição adquiriram boas experiências e nesta segunda, para além da música e das performances de cada participante, vai ter outras atracções e manifestações, com destaque para a dança e artes plásticas.

"Na primeira edição tivemos um público muito ávido, tanto é que já estava a nos cobrar a realização de um novo encontro. Esperamos que as pessoas voltem a aderir em massa na segunda edição”, desejou.

Uma grande responsabilidade

O representante e vocalista da Banda Evolution, Luís Sebastian, referiu que o grupo apresentará no festival boa música, pois pretende fazer uma viagem aos diferentes estilos musicais, para poder alegrar a assistência.

Luís Sebastian afirmou ser uma grande responsabilidade e uma honra ser escolhido para abrir o segundo dia de espectáculo, mas durante o tempo concedido para actuar, a banda vai procurar tocar nas pessoas por meio da música. "Para o festival, estaremos representados com seis elementos em palco para abrilhantar o público”.

O representante da Banda Movimento, Diogo Sebastião "Kitino”, disse que por motivo de calendário não participaram na primeira edição. "Recebemos mais uma vez o convite para participar no segundo encontro e esperamos levar o melhor do nosso repertório para festejar com a plateia”.

Nesta segunda edição do festival, quatro bandas e igual número de conjuntos estarão em palco, durante dois dias, para animar os convivas. As bandas e conjuntos escolhidos para o encontro são os conjuntos Dizu Dietu, Os Kiezos, Nguami Maka, Os Jovens do Prenda e as bandas Maravilha, Evolution, Movimento e FM.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura