Cultura

Festisumbe 2024 arranca hoje com feira de arte

Analtino Santos

Jornalista

O Festival Internacional de Música do Sumbe (Festisumbe’2024) arranca, hoje, às 17h00, num novo formato, com a abertura da feira de arte e cultura, na capital do Cuanza-Sul, que decorre entre sexta-feira e sábado, dias agendados para os concertos, na Marginal do Sumbe, numa organização da AF Entretenimento, que garante estar a fazer tudo para o sucesso do evento.

22/05/2024  Última atualização 14H35
© Fotografia por: DR

"Nesta edição não ficaremos apenas pelos concertos musicais, vamos transformar o Festisumbe num festival com várias manifestações artísticas e culturais, assim como vamos, também, promover o turismo”, revelou Idika Gregório, responsável pela produção do evento.

Na programação constam ainda exposições de artes plásticas, momentos de poesia, teatro e cinema, com a exibição de alguns documentários culturais do realizador Nguxi dos Santos. As sessões de venda e assinatura de autógrafos das obras literárias "Silêncios na Fímbria da Voz”, de Conceição Cristóvão, e "Doutrina sem Igual”, de Lopito Feijóo, assim como do disco "Entre Kambas da Banda Maravilha”, estão entre os destaques.

Idika Gregório reconheceu algumas limitações para assegurar os custos de produção, pois "não tem sido nada fácil, mas devemos agradecer os parceiros que acreditam no projecto e nos têm apoiado. Infelizmente, grande parte das cartas endereçadas para algum suporte não obtivemos quaisquer respostas”.

O Festisumbe tem como embaixador de boa vontade o músico Yuri da Cunha e a produção da AF Entretenimento, do promotor Adão Filipe, que nos últimos dias também tem lamentado a falta de sensibilidade para apoios a festivais populares.

O promotor de eventos não deixou, todavia, de agradecer a postura altruísta de Yuri da Cunha, que tem feito um trabalho de sensibilização junto de alguns artistas para aceitarem as condições que a produção pode garantir como avença, em função deste quadro de dificuldades na captação de parcerias.

Em Março deste ano, no Miami Beach, o cantor reconheceu o esforço de Adão Filipe para a realização desta edição do Festisumbe.

Este ano são esperados Ary, Moniz de Almeida, Noite e Dia, Bessa Teixeira, Delero King, Don Kikas, Edna Mateia, Ângelo Boss, Banda FM, Vavá do Cuanza-Sul, Lulas da Paixão, Tiviné, Carlos Albano, Mister Dembo, John Trouble, Papy Kavera, Banda Maravilha, Anderson Mário e outros artistas de diferentes estilos e gerações, que começam, a partir das 17h00 de sexta-feira e sábado, a animar a Marginal do Sumbe.

O Festisumbe tem, pelo segundo ano consecutivo, a produção da AF Entretenimento, que resultou de um Memorando de Entendimento celebrado com a Administração Municipal do Sumbe. O evento é realizado em alusão ao aniversário do município do Sumbe, que se assinala a 28 de Maio. No passado, o festival era realizado nas comemorações do dia 15 de Setembro, Dia da Província do Cuanza-Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura