Cultura

FESTECA começa a fazer a triagem dos grupos de Luanda

A avaliação e triagem dos primeiros grupos de teatro de Luanda que se candidataram para participar na 18ª edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), a decorrer de 6 a 16 de Julho desse ano, no Centro de Animação Artística (Anim’Art), começam a uma semana e prolongam-se até ao próximo dia 27, no auditório do Anim’Art.

20/03/2023  Última atualização 08H23
Iniciativa da Globo Dikulu tem levado aos palcos nacionais a exibição de espectáculos de companhias nacionais e estrangeiras © Fotografia por: DR

As candidaturas estão abertas oficialmente desde a primeira semana de Dezembro do ano passado, segundo informou, ontem, em declarações ao Jornal de Angola, a organização.

Os candidatos devem enviar as candidaturas até a próxima sexta-feira, para o endereço electrónico: festeca2010@gmail.com, para avaliação dos espectáculos que devem estar incorporados no lema "Juventude, Arte e Cultura na Promoção do Desenvolvimento e Intercâmbio Cultural”.

De carácter demonstrativo, segundo a presidente da direcção da Globo Dikulu, Glória da Silva, está programado para esta edição 20 espectáculos, sendo quatro de grupos do Cazenga, quatro de outros municípios e distritos de Luanda, quatro das demais províncias do país, quatro companhias estrangeiras e igual número dos convidados especiais.

Glória da Silva apresentou alguns dados sobre os números de candidatos até agora seleccionados. Devido ao número de solicitações, disse esperar que o número de candidatura aumente na última semana, cujo objectivo é promover e desenvolver o teatro entre a juventude, tendo como pressuposto divulgar e mostrar os trabalhos de grupos e companhias de teatro nacionais e estrangeiras, bem como criar oportunidades de capacitação, intercâmbio e troca de experiências.

Até ao momento, assegurou, foram aprovados oito grupos do Cazenga, dez de Luanda, das demais província foram aprovados 12 candidaturas e do estrangeiro foram apurados 15 grupos.

Glória da Silva esclareceu que esses foram os grupos e companhias de teatro que reuniram neste momento as condições de participar no FESTECA.

A presidente ressaltou que até agora foram contabilizados um total de 84 candidaturas, das quais apenas 32 foram aprovadas pela organização do festival de teatro. A intenção, explicou, é somente seleccionar 20 grupos e companhias que devem fazer parte da "Festa do Teatro”.

De acordo com o programa, frisou, os grupos da capital do país começam a ser submetidos ao processo de avaliação a partir de segunda-feira, por via de uma audição onde vão se exibir para a avaliação e respectivas triagens.

Glória da Silva avançou que os critérios de avaliação são aqueles espectáculos que observem os regulamentos do festival. Ressaltou que os candidatos, durante a avaliação vão ter em conta o carácter pedagógico das peças de teatro, formação e informações educativas, qualidade estética e artística dos espectáculos.

De acordo com a responsável, como forma de ter um melhor controlo sobre o programa, as actividades do festival vão se estender à maior parte dos municípios da província de Luanda e visam saudar os 34 anos de existência da Associação Globo Dikulu- Acção para o Desenvolvimento Juvenil.

 

 Limitações e gestão

Devido aos problemas e constrangimentos financeiros que o país vive e a própria instituição organizadora do festival, Glória da Silva, advertiu que, por motivos de gestão dos poucos recursos e poder garantir alguma logística, antes, durante e depois do FESTECA,  estão a ser feitos alguns cortes orçamentais para garantir que o evento decorra com normalidade.

Por essa razão, referiu que "não existem garantias  de funcionamento do evento, partindo do princípio, que para os grupos e companhias de teatro das outras províncias e estrangeiras, apenas está garantido o alojamento, alimentação e transporte”, advertiu.

 

 Formação artística

Um total de 22 jovens que foram contemplado no ano passado para um estágio no domínio da formação artística, que aconteceu em Setembro, no Centro de Formação e Animação Artística do Cazenga (Anim’Art), já começaram apresentar resultados positivos, segundo a presidente da Globo Dikulu. Explicou que três jovens já conseguiram empregos nos domínios da cerâmica e das artes plásticas num período temporário de oito meses. O estágio, lembrou que se prolongou até ao dia 15 de Janeiro do ano em curso, no âmbito de um protocolo de cooperação rubricado, no passado, em Luanda, entre a Associação Globo Dikulu e o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

O protocolo de cooperação visou assegurar a realização de actividades e iniciativas destinadas à promoção, desenvolvimento de competências e criação de emprego para os potenciais jovens criadores do município do Cazenga, nas modalidades das artes plásticas, teatro, dança, música, designer de moda, fotografia, audiovisual e multimédia, animação e produção de eventos culturais.

Durante o balanço das actividades do ano de 2022, a presidente da Direcção da Globo Dikulu, Glória da Silva, explicou que os jovens receberam formação para os facilitar na entrada no mercado de trabalho e ajudá-los a constituir o próximo negócio no domínio cultural.

Os jovens, lembrou, aperfeiçoaram os conhecimentos práticos e teóricos no domínio da investigação e da criação artística. A formação, segundo Glória da Silva, foi ministrada pelos professores do Anim’Art, sob coordenação dos técnicos do INEFOP.

Segundo a responsável, a assinatura do protocolo esteve inserida no programa social de execução e acompanhamento das Políticas Públicas de formação inicial e contínua da população em idade de desenvolver o seu próprio negócio, como fonte de subsistência e combate à fome e à pobreza.

O programa, disse, contou com o apoio das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), financiado pela Embaixada Real da Noruega. "O ano passado conseguimos cumprir com os objectivos, fundamentalmente no domínio da formação artística da juventude por serem o principal foco dos programas de trabalho da associação”, destacou.

  Cine Cazenga vai ser reabilitado este ano 

O administrador do município do Cazenga, Tomás Bica, garantiu, recentemente, em Luanda, que está prevista, para este ano, a reabilitação do Cine Cazenga, para dar resposta à falta de salas convencionais para a exibição de espectáculos das mais variadas disciplinas artísticas, em especial o teatro.

A reabilitação do cinema, disse, está inserida no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, "PIIM”, e do programa de desenvolvimento de combate à pobreza. Para o administrador Tomás Bica, é importante a mudança de paradigma, uma vez que, o Cazenga é um município cultural e o "único que realiza um festival internacional de teatro, o Festeca, que recebe participantes internacionais, mas não tem uma sala em condições para a exibição dos espectáculos”.

Constrangimentos e superação

A Globo Dikulu recebeu até agora 9.500 dos 19 mil euros previstos para criar empregos permanentes e gerar rendimentos para artistas e técnicos, bem como garantir a continuidade das acções culturais constantes dos objectivos do primeiro projecto subvencionado pela União Europeia, através do Fundo Diversidade, edição 2020.

Embora a crise instalada com o surgimento da pandemia da Covid-19, agora com a guerra na Ucrânia, estão a criar vários constrangimentos no complemento do processo de financiamento dos programas culturais, de acordo com Glória da Silva, o que justifica os atrasos da implementação dos programas. Glória da Silva explicou que têm procurado formas de manter a estrutura funcional com os intensivos da administração local e parceiros.

Durante os três últimos anos, recordou, embora ter-se reduzido significativamente as actividades, pelas consequências causadas com a pandemia, mas ainda assim o projecto denominado "Arte Formal - Promoção, inserção e Sustentabilidade Artística” pertencente à Associação Globo Dikulu continua a funcionar para a plena efectivação.

Um dos propósitos, ressaltou, foi conseguir dar formação especializada num total de 30 jovens, entre os 18 e 35 anos, em diversas áreas como a Sonoplastia, Luminotécnica e Concepção e Gestão da produção cultural.

 

Compilação de dados

Os próximos tempos, garantiu, os estágios vão apresentar os dados estatísticos que estão a ser compilados sobre o número de grupos de teatro existentes no Cazenga.

Glória da Silva explicou que os estágios foram divididos em grupos que estão a trabalhar no levantamento dos grupos de teatro. Brevemente, disse, devem ser apresentado o relatório final. "Os estágios estão a encontrar algumas dificuldades no terreno devido ao acesso aos próprios grupos, mas, ainda assim, os trabalhos continuam a ser desenvolvidos”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura