Regiões

Festas do Mar arrancam amanhã na cidade de Moçâmedes

João Upale | Moçâmedes

Jornalista

As tradicionais Festas do Mar, um evento de periodicidade anual que se realiza no mês de Março, em Moçâmedes, província do Namibe, arrancam amanhã, depois de terem sido descontinuadas por quase dois anos em função da propagação da pandemia da Covid-19.

11/03/2022  Última atualização 08H40
Uma das avenidas de Moçâmedes que a partir de amanhã recebe novamente as Festas do Mar © Fotografia por: DR
As Festas do Mar, mais do que culturais, visam mostrar aos visitantes e ao mundo as potencialidades que o Namibe ostenta nos mais diferenciados sectores, "catapultando-os para o mercado nacional e quiçá internacional,” com destaque à área do turismo cultural, de modo a poder atrair novos investidores para a província, segundo o coordenador-geral do evento, Evandro Aurélio Duarte "Latifa”.
A decorrer na Marginal da cidade, junto à Praia das Miragens, com o lema "comemoremos as Festas do Mar, promovendo o desenvolvimento económico e cultural da província”, oferece ainda "boas oportunidades” de negócio, visando contribuir para o alavancar da economia da província.

 Fruto de um concurso público realizado pelo governo provincial, a presente Edição -2022 está agora sob gestão privada, concretamente às empresas MS Eventos, ProArt Namibe e parceiros (vencedores do referido concurso das quatro empresas concorrentes), ao contrário das anteriores realizações que foram suportadas anos a fio pelas autoridades locais.As festividades terminam a 4 de Abril do corrente e a organização espera obter sucessos pois  acredita que o mesmo venha a movimentar milhares de pessoas vindas de vários pontos.

Evandro Duarte "Latifa” informou ao Jornal de Angola que, apesar dos preparativos terem começado tarde e estando num corre-corre, acredita tudo estar a postos para a abertura oficial. O número de expositores inscritos já ultrapassou os 30, como limite. " Temos mais expositores com vontade de fazer as festas acontecerem”, desafiou.

Uma empresa de Segurança Privada do Cunene e outra de bens e serviços da Huíla juntam-se aos demais expositores do Tômbwa e de Moçâmedes (Namibe), para demonstrarem as suas potencialidades sócio-económicas.

A abertura do evento vai ser prestigiada com a realização de uma Missa de Acção de Graças seguida do desfile de embarcações e a entrega de oferendas ao Mar. De entre outros atractivos, reservam-se ainda a exibição de ginástica rítmica e desfile de modalidades desportivas e posterior lançamento do fogo-de-artifício e o grande show (de abertura das festividades) com artistas locais e da LS Republicano, destacando as presenças de Cef, Anselmo Ralph, Anna Joyce e outros.

Actividades recreativas, culturais e desportivas animam as festas, que também vão contar com a realização de fórum juvenil de apresentação de projectos empreendedores e o provincial de produção agrícola e pesqueira, para a captação de fundo e parceiros.

Foram igualmente criados pavilhões das empresas, carrosséis,  tenda dos fóruns, exposições de venda de produto diverso, de cultura e arte, bem como o espaço de atracção infantil, as áreas de doces, salgados e brindes, de jogo, a praça de alimentação, o campo de paintball e muito mais, para alegria dos expositores e visitantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões