A sede do Ministério das Finanças (MINFIN) vai passar a funcionar "temporariamente" no edifício Imob Business Tower 1356, na rua Major Kanhangulo, bairro Patrice Lumumba, Distrito Urbano da Ingombota, em Luanda.
A produção nacional de frango e outros produtos pecuários é o tema da reunião, que decorreu na manhã de segunda-feira, em Luanda, entre a Coordenação Económica do Governo e as diversas associações avícolas.
A 122ª edição das Tradicionais Festas de Nossa Senhora do Monte, no Lubango, está aberta, oficialmente, desde quinta-feira, para estimular a realização de negócios e promover o potencial turístico religioso e cultural da região.
O momento das comemorações representa uma oportunidade para todos estes agentes económicos e empreendedores locaivender os seus bens e serviços aos visitantes e firmar parcerias futuras de negócios, cujas movimentações servem de isca para atrair turistas nacionais e estrangeiros para participarem das festividades centenárias.
O Jornal de Angola apurou da Direcção Provincial do Turismo que por esta altura a oferta de alojamento das unidades hoteleiras se torna exígua para receber o número de pessoas de várias latitudes que escalam a cidade do Lubango para lazer e negócios.
A cerimónia de abertura desta edição, prestigiada pelo arcebispo metropolitano do Lubango, Dom Gabriel Mbilingue, membros do Governo Províncial, autoridades tradicionais, empresários locais e outras figuras de renome na sociedade lubanguense, foi abrilhantada por artistas locais.
O presidente do Comité das Festas de Nossa Senhora do Monte, Paulo Gaspar, destacou a história das comemorações, que tinha inicialmente cariz religioso, para depois transcender para ser comemorada por todos os cidadãos.
"Hoje estas festas são de todos os huilanos, em particular, e dos angolanos, em geral. As Festas de Nossa Senhora do Monte têm tradição, porque ultrapassou barreiras e atravessou o tempo, sendo celebradas por nacionais residentes na diáspora. Agosto é sol e férias no Lubango, porque agora é um marco no calendário de muitos turistas”, disse.
Reforço das relações
Ao intervir no acto, o governador provincial destacou a importância das festas para o reforço de laços entre várias gerações e promover a coesão social, sendo o ponto de intercessão entre a devoção religiosa com os hábitos e costumes do povo huilano.
Disse que é o momento de participar dos valores locais com os turistas nacionais e estrangeiros e de mostrar a hospitalidade e riqueza e diversidade cultural num convívio fraterno.
"Este evento transcende gerações. É o testemunho da nossa fé e da tradição. Representa a celebração da nossa identidade, história e a força do nosso povo. Ao longo dos 122 anos, as Festas de Nossa Senhora do Monte têm sido pontos de convergência para várias pessoas reforçarem os laços de humanidade e intergeracionais”, disse.
Nuno Mahapi Ndala considerou que estas celebrações representam uma excelente oportunidade para promover o potencial turístico e o intercâmbio comercial entre empresários nacionais e estrangeiros, estimulando a atracção de investimento para impulsionar o crescimento de diferentes sectores da economia e gerar mais riqueza e bem-estar à população.
O governador provincial da Huíla sublinhou também o impacto das festas na criação de empregos temporários para jovens da província da Huíla, cuja cifra tem ultrapassado a fasquia de dois mil postos de trabalho directos e indirectos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO município de Camacupa, na província do Bié, está a posicionar-se para se tornar, no mais curto espaço de tempo, numa referência no domínio da indústria, com a conclusão das obras de reabilitação da Barragem Hidroeléctrica do Cunje 1.
O projecto “Trans-Cunene” de ligação ferroviária entre as Repúblicas de Angola e da Namíbia, orçado em 700 milhões de dólares, foi apresentado, na última quinta-feira, ao Governo Provincial do Namibe pela Global Business Development (GBD), empresa namibiana responsável pela empreitada.
A Secil Marítima informou, este sábado, que concluiu com êxito os trabalhos de recuperação de uma embarcação que operavam nas rotas Soyo-Cabinda (vice-versa) e Cabinda-Luanda (vice-versa) no âmbito da cabotagem norte.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.