O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
Dez grupos dos municípios da Catumbela, Lobito e Benguela foram seleccionados para participar na “festa do teatro”, que se realiza amanhã e domingo, das 18h00, às 21h00, inseridos nas comemorações do Festival Nacional de Cultura Especial Centenário (FENACULT), na Província de Benguela.
Do município de Benguela participam os grupos Ombaka Teatro, com a peça "Meu Amor da Rua 11”, o Núcleo Monumental Teatro, exibe o espectáculo peça "Cirima Omolã Wonguende”, grupo Everest Teatro apresenta a peça "Cuidado com o Cão”. O grupo Twatiuka apresenta como proposta a peça "Tchimumba”, enquanto que o colectivo Avô Welema, exibe a peça "Era Uma Vez na Selva II”.
Participam, também, os grupos Artes Esperança (Lobito), com o espectáculo "O Sonho do Zito”, Horizonte de Artes (Lobito), com a obra "Adeus à Hora da Largada”. Da Catumbela participam os grupos Kamenha Teatro (Catumbela), com a peça "Elas Não Sabem O Que Querem” e o Colectivo de Artes 5 de Junho, com o espectáculo "Prolongamento”.
Numa iniciativa da Associação Provincial de Teatro de Benguela (APROTEB), os espectáculos, segundo a programação do festival, serão exibidos das 18h00 às 21h00, nos dois dias, nas salas do auditório da Rádio Benguela e do CEFOPROF, com entradas livres.
O espectáculo de teatro "Prolongamento”do Colectivo de Artes 5 de Junho do município da Catumbela, a ser exibido, amanhã, às 18h00, no auditório do Centro de Formação Profissional (CEFOPROF), no bairro Luongo, foi o escolhido para a abertura do Festival Nacional de Cultura Especial Centenário (FENACULT), que decorrerá até domingo, na Província de Benguela.
Organização aposta na qualidade
O director-adjunto para a Comunicação e Marketing da Associação Provincial de Teatro de Benguela (APROTEB), Augusto Nguri, em declarações, quinta-feira, ao Jornal de Angola, explicou que a realização do festival, tem, este ano, como referência, nos espectáculos, a construção de novos factos culturais na promoção e recuperação dos valores sociais.
O director-adjunto referiu que a maioria das exibições procurou trazer à análise do público temas didácticos como forma de incentivar os bons costumes, desencorajar as práticas negativas, promover o espírito de partilha e de reconstrução, tendo em conta os "inconvenientes da globalização, em especial aos jovens”.
A meta, para este ano, é continuar a promover os valores da cultura angolana, no geral, e em especial, da região sul do país, por via da exibição de espectáculos que destaquem a identidade nacional, dentro do vasto mosaico artístico e cultural do país.
No decorrer do festival, segundo Augusto Nguri, serão realizado espectáculos como o do Horizonte de Artes, com a obra "Adeus a Hora da Largada”, para exaltar e perceber mais sobre a importância da figura de António Agostinho Neto na consciencialização para uma cultura de paz social, harmonização e consolidação da ideia de uma angolanidade.
Cine Beneficente está fechado
Augusto Nguri, director do grupo Kamenha Teatro, lamentou o facto de existir na província poucas salas para a exibição dos espectáculos, sobretudo na promoção das artes cénicas locais. Com o encerramento do Cine Beneficente, para obras, uma das poucas alternativas ainda existentes, tem agravado ainda mais a situação dos grupos.
A falta de salas de espectáculo, argumentou, é um problema nacional e não específico daquela região, embora reconheça com maior abrangência em localidades que no passado já foram referência a nível das artes cénicas . Adiantou que em várias províncias do país determinadas infra-estruturas culturais foram privatizadas, para fins comerciais e religiosos.
Sugere como uma das possíveis alternativas, as direcções culturais provinciais a trabalhar com os empresários que detêm alguns dos espaços subaproveitados, no sentido de ver a possibilidade de recuperação das infra-estruturas e colocá-las ao serviço dos artistas.
Espaço alternativo para espectáculos
Sincero Muntu ministrou o tema "Tensão Muscular e Justificação” para mais de 30 actores que se juntaram à oficina "Giro Teatral” que foi promovida pelo grupo Piaget Teatro, na qual é um dos responsáveis. Em declaração à imprensa, ressaltou que o espaço Arena do Jean Piaget de Benguela, passa doravante a ser um local alternativo e a disposição dos grupos que pretendem realizar os espectáculos.
O dramaturgo e formador explicou que algumas instituições já estão mais abertas para acolher e disponibilizar os espaços em prol das actividades artísticas locais, a título de exemplo, citou a direcção da Escola Jean Piaget.
De acordo com Sincero Muntu, o espaço "Arena do ISP” como também é designado, é agora um espaço alternativo para a exibição de espectáculos de teatro e está disponível para todos os grupos interessados em mostrar as produções. "Estamos a perspectiva ainda este ano de realizar o Festival Internacional de Teatro no Arena”.
O secretário-geral do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, Nuno Lopes deixou o afazeres para acompanhar a oficina e ficou encantado com oCP talento demonstrado pela juventude local. Disse que é visível a "fome” dos jovens pelas artes e precisam ser incentivados a continuar.
"Tensão Muscular e Justificação”
No passado fim-de-semana, 30 actores e actrizes participaram da 8ª edição do projecto "Giro Teatral 2023”, que aconteceu na Arena "Walali Piaget”, em Benguela, com o tema "Tensão Muscular e Justificação”, ministrado pelo dramaturgo e encenador Sincero Muntu.
Numa iniciativa do grupo Piaget Teatro, a oficina, disse, Augusto Nguli está enquadrado num programa de actividades de relançamento, divulgação e promoção das artes cénicas locais, numa iniciativa do grupo Kamenha Teatro, em parceria com os grupos da comuna Gama, do bairro do Luongo, município da Catumbela.
Felicitou a presença de todos e almeja sucessos na carreira dos actores que durante quatro horas deram o melhor para obter o maior número de informações teóricas e práticas durante os ensaios.
Augusto Nguri referiu que Associação Provincial de Teatro de Benguela (APROTEB) tem estado a monitorar e acompanhar o crescimento dos grupos locais que, gradualmente, vão conseguindo dar respostas positivas sobre a evolução dos mesmos. Durante a oficina "Giro Teatral”, os participantes, tiveram aulas práticas de como se preparar uma personagem, dicção e enquadramento em palco. A próxima etapa, disse, está programada para o mês de Abril, em local a indicar.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.