Cultura

“Festa do Teatro” movimenta salas de espectáculo em Benguela

Dez grupos dos municípios da Catumbela, Lobito e Benguela foram seleccionados para participar na “festa do teatro”, que se realiza amanhã e domingo, das 18h00, às 21h00, inseridos nas comemorações do Festival Nacional de Cultura Especial Centenário (FENACULT), na Província de Benguela.

20/01/2023  Última atualização 08H55
© Fotografia por: DR

Do município de Benguela participam os grupos Ombaka Teatro, com a peça "Meu Amor da Rua 11”, o Núcleo Monumental Teatro, exibe o espectáculo peça "Cirima Omolã Wonguende”, grupo Everest Teatro apresenta a peça "Cuidado com o Cão”. O grupo Twatiuka apresenta como proposta a peça "Tchimumba”, enquanto que o colectivo Avô Welema, exibe a peça "Era Uma Vez na Selva II”.

Participam, também, os grupos Artes Esperança (Lobito), com o espectáculo "O Sonho do Zito”, Horizonte de Artes (Lobito), com a obra "Adeus à Hora da Largada”. Da Catumbela participam os grupos Kamenha Teatro (Catumbela), com a peça "Elas Não Sabem O Que Querem” e o Colectivo de Artes 5 de Junho, com o espectáculo "Prolongamento”.

Numa iniciativa da Associação Provincial de Teatro de Benguela (APROTEB), os espectáculos, segundo a programação do festival, serão exibidos das 18h00 às 21h00, nos dois dias, nas salas do auditório da Rádio Benguela e do CEFOPROF, com entradas livres.

O espectáculo de teatro "Prolongamento”do Colectivo de Artes 5 de Junho do município da Catumbela, a ser exibido, amanhã, às 18h00, no auditório do Centro de Formação Profissional (CEFOPROF), no bairro Luongo, foi o escolhido para a abertura do Festival Nacional de Cultura Especial Centenário (FENACULT), que decorrerá até domingo, na Província de Benguela.


Organização aposta na qualidade

O director-adjunto para a Comunicação e Marketing da Associação Provincial de Teatro de Benguela (APROTEB), Augusto Nguri, em declarações, quinta-feira, ao Jornal de Angola, explicou que a realização do festival, tem, este ano, como referência, nos espectáculos, a construção de novos factos culturais na promoção e recuperação dos valores sociais.

O director-adjunto referiu que a maioria das exibições procurou trazer à análise do público temas didácticos como forma de incentivar os bons costumes, desencorajar as práticas negativas, promover o espírito de partilha e de reconstrução, tendo em conta os "inconvenientes da globalização, em especial aos jovens”.

A meta, para este ano, é continuar a promover os valores da cultura angolana, no geral, e em especial, da região sul do país, por via da exibição de espectáculos que destaquem a identidade nacional, dentro do vasto mosaico artístico e cultural do país.

No decorrer do festival, segundo Augusto Nguri, serão realizado espectáculos como o do Horizonte de Artes, com a obra "Adeus a Hora da Largada”, para exaltar e perceber mais sobre a importância da figura de António Agostinho Neto na consciencialização para uma cultura de paz social, harmonização e consolidação da ideia de uma angolanidade.

 

Cine Beneficente está fechado

Augusto Nguri, director do grupo Kamenha Teatro, lamentou o facto de existir na província poucas salas para a exibição dos espectáculos, sobretudo na promoção das artes cénicas locais. Com o encerramento do Cine Beneficente, para obras, uma das poucas alternativas ainda existentes, tem agravado ainda mais a situação dos grupos.

A falta de salas de espectáculo, argumentou, é um problema nacional e não específico daquela região, embora reconheça com maior abrangência em localidades que no passado já foram referência a nível das artes cénicas . Adiantou que em várias províncias do país determinadas infra-estruturas culturais foram privatizadas, para fins comerciais e religiosos.

Sugere como uma das possíveis alternativas, as direcções culturais provinciais a trabalhar com os empresários que detêm alguns dos espaços subaproveitados, no sentido de ver a possibilidade de recuperação das infra-estruturas e colocá-las ao serviço dos artistas.

 

Espaço alternativo para espectáculos

Sincero Muntu ministrou o tema "Tensão Muscular e Justificação” para mais de 30 actores que se juntaram à oficina "Giro Teatral” que foi promovida pelo grupo Piaget Teatro, na qual é um dos responsáveis.  Em declaração à imprensa, ressaltou que o espaço Arena do Jean Piaget de Benguela, passa doravante a ser um local alternativo e a disposição dos grupos que pretendem realizar os espectáculos.

 O dramaturgo e formador explicou que algumas instituições já estão mais abertas para acolher e disponibilizar os espaços em prol das actividades artísticas locais, a título de exemplo, citou a direcção da Escola Jean Piaget.

De acordo com Sincero Muntu, o espaço "Arena do ISP” como também é designado, é agora um espaço alternativo para a exibição de espectáculos de teatro e está disponível para todos os grupos interessados em mostrar as produções. "Estamos a perspectiva ainda este ano de realizar o Festival Internacional de Teatro no Arena”.

O secretário-geral do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela, Nuno Lopes deixou o afazeres para acompanhar a oficina e ficou encantado com oCP talento demonstrado pela juventude local. Disse que é visível a "fome” dos jovens pelas artes e precisam ser incentivados a continuar.

 

"Tensão Muscular e Justificação

No passado fim-de-semana, 30 actores e actrizes participaram da 8ª edição do projecto "Giro Teatral 2023”, que aconteceu na Arena "Walali Piaget”, em Benguela, com o tema "Tensão Muscular e Justificação”, ministrado pelo dramaturgo e encenador Sincero Muntu.

Numa iniciativa do grupo Piaget Teatro, a oficina, disse, Augusto Nguli está enquadrado num programa de actividades de relançamento, divulgação e promoção das artes cénicas locais, numa iniciativa do grupo Kamenha Teatro, em parceria com os grupos da comuna Gama, do bairro do Luongo, município da Catumbela.

Felicitou a presença de todos e almeja sucessos na carreira dos actores que durante quatro horas deram o melhor para obter o maior número de informações teóricas e práticas durante os ensaios.

Augusto Nguri referiu que Associação Provincial de Teatro de Benguela (APROTEB) tem estado a monitorar e acompanhar o crescimento dos grupos locais que, gradualmente, vão conseguindo dar respostas positivas sobre a evolução dos mesmos. Durante a oficina "Giro Teatral”, os participantes, tiveram aulas práticas de como se preparar uma personagem, dicção e enquadramento em palco. A próxima etapa, disse, está programada para o mês de Abril, em local a indicar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura