Cultura

“Festa do teatro” fecha as cortinas em Benguela

A primeira edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT), em formato itinerante fora de Luanda, encerra este fim-de-semana, no Cine Monumental Teatro, em Benguela, com a exibição de três espectáculos dramáticos, entre hoje e domingo.

27/08/2021  Última atualização 10H00
Actores do Olombangui do Bié encenam sábado em Benguela © Fotografia por: DR
Trata-se das peças "O Diário da República”, do Colectivo de Artes 5 de Junho, de Benguela, a ser exibida hoje, às 19h00. Amanhã e domingo, a mesma hora, exibem-se os colectivos de Artes Olombangui, do Bié, e Ombaka, de Benguela, com as peças "A Gravidez do Meu Pai” e "A Lei”, respectivamente.

Escrita e encenada por Cândido Candasa, a peça do Colectivo de Artes 5 de Junho narra a história de três personagens que abordam os mais variados problemas sociais do país, sobretudo os conflitos  familiares e nas relações conjugais devido ao choque cultural.  De forma descontraída, trazem à tona as maiores polémicas da governação angolana e a negligência do povo na construção da sua própria vida.

O espectáculo "A Lei - (Entre a razão e a emoção)”, escrita por Paulo Machado, Sincero Muntu e Dr. Stive, leva à cena a história trágica de dois reinos distinto nos quais a lei é para todos. Uma história... Dois reinos... Uma lei... Uma sentença... Duas vidas e um trono em risco...

Já a comedia "A Gravidez do Meu Pai”, de Hermenegildo Magalhães, tem no enredo a história de duas culturas e costumes diferentes, nos quais o tradicionalismo fala mais alto, duas famílias procuram resolver o conflito dos seus filhos, Kataleco, um homem que conhece as tradições, e Fernando, o homem respeitado a nível da sociedade por causa do seu estatuto. Uma gravidez que altera todos os princípios e conhecimentos científicos.

Esta edição do CIT decorre de 30 de Julho a 29 deste mês, no cine Monumental, na cidade das acácias rubras, e de 3 a 16 de Setembro, no Elinga Teatro, em Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura