Cultura

FescKianda: Filmes vencedores divulgados amanhã

Francisco Pedro

Jornalista

A quarta edição do FescKianda - Festival Internacional de Curtas-metragens encerra, amanhã, no Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda, com a cerimónia de premiação dos filmes vencedores, e demais categorias cinematográficas.

26/01/2023  Última atualização 09H10
Director do FesKianda, Vânio de Almeida © Fotografia por: DR

Aberto dia 20 com a estreia da curta-metragem "A Pressa”, de Ngouabi Silva, o FescKianda exibe curtas-metragens produzidas em todos os países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e realiza-se em Janeiro em alusão ao aniversário da fundação da cidade de Luanda.

Nesta edição, concorreram 36 filmes, de realizadores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal.

Antes e depois do anúncio dos filmes premiados, haverá um momento cultural, com música, seguida da exibição do filme vencedor e discurso de encerramento.

Segundo o director do festival, Vânio de Almeida, um dos objectivos é incentivar os órgãos de decisão para que tenham uma visão diferente em relação a actividade cinematográfica. "Queremos incitar ao investimento, atrair financiamentos, garantir que se faça com regularidade intercâmbio dentro e fora da CPLP, no domínio do cinema”.

Na cerimónia de abertura, o FescKianda homenageou o cineasta Asdrúbal Rebelo, pelo seu contributo em prol da sétima arte e da televisão em Angola, Portugal e Cabo Verde.

O festival conta com os apoios Comissão Administrativa do Munícipio de Luanda, do CCBA, da Criações Imediatas, Arte de Lumier, Academia de Arte Isabel André, Art Ousada, Rádio Nova, Rádio MM, e Horizonte Njinga Mbande, além dos realizadores e produtores angolanos e dos órgãos de comunicação Social públicos e privados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura