O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
A quarta edição do FescKianda - Festival Internacional de Curtas-metragens encerra, amanhã, no Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda, com a cerimónia de premiação dos filmes vencedores, e demais categorias cinematográficas.
Aberto dia 20 com a estreia da curta-metragem "A Pressa”, de Ngouabi Silva, o FescKianda exibe curtas-metragens produzidas em todos os países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e realiza-se em Janeiro em alusão ao aniversário da fundação da cidade de Luanda.
Nesta edição, concorreram 36 filmes, de realizadores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal.
Antes e depois do anúncio dos filmes premiados, haverá um momento cultural, com música, seguida da exibição do filme vencedor e discurso de encerramento.
Segundo o director do festival, Vânio de Almeida, um dos objectivos é incentivar os órgãos de decisão para que tenham uma visão diferente em relação a actividade cinematográfica. "Queremos incitar ao investimento, atrair financiamentos, garantir que se faça com regularidade intercâmbio dentro e fora da CPLP, no domínio do cinema”.
Na cerimónia de abertura, o FescKianda homenageou o cineasta Asdrúbal Rebelo, pelo seu contributo em prol da sétima arte e da televisão em Angola, Portugal e Cabo Verde.
O festival conta com os apoios Comissão Administrativa do Munícipio de Luanda, do CCBA, da Criações Imediatas, Arte de Lumier, Academia de Arte Isabel André, Art Ousada, Rádio Nova, Rádio MM, e Horizonte Njinga Mbande, além dos realizadores e produtores angolanos e dos órgãos de comunicação Social públicos e privados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.