A cantora Ary anunciou, terça-feira, o lançamento da sua nova música, intitulada "Ciúme", com participação do músico Badoxa, marcado para o próximo dia 25 deste mês, nas plataformas digitais.
No próximo dia 27 de Março vai decorrer, em Luanda, um encontro organizado pela Academia Angolana de Letras que permitirá aos presentes fazer uma reflexão sobre a dimensão nacionalista da figura de Viriato da Cruz.
O director do Festival Internacional de Curtas-metragens (Fesc Kianda), Vânio de Almeida, reconheceu, terça-feira, em Luanda, que a qualidade organizacional da quarta edição não foi a mais desejada por falta de patrocínios.
A intenção da organização, de acordo com o director do Fesc Kianda, era oferecer um jantar quer na abertura quer no encerramento do festival, num espaço semelhante à Casa 70, para acolher mais profissionais, cinéfilos e amantes da sétima arte.
Este ano, "o que nós auguramos, nem metade conseguimos cumprir, embora tenha sido possível premiarmos as 15 categorias anunciadas”, referiu, tendo adiantado que, por pouco, o festival seria cancelado por falta de patrocínios, mas "decidimos organizar, muito acima da hora, apesar das diversas dificuldades”.
Dignificar os profissionais envolvidos nas produções cinematográficas, com prémios em valor monetário, bem como promover o intercâmbio a nível dos profissionais e cinéfilos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) constam entre as perspectivas para a próxima edição do festival, segundo o responsável. O filme "Moça”, de Denis Miala, foi o mais premiado nessa recém terminada edição, com sete estatuetas de madeira esculpida figura de uma sereia (kianda) e igual diplomas. Além de melhor filme, a ficção foi distinguida com os prémios de melhor realizador, edição, actor (José Inácio), fotografia, arte e caracterização.
Entre os premiados, destacam-se, também, os prémios de melhor roteiro para o filme "O Poder do Perdão”, de Cristo Lozão, melhor efeitos especiais para "Agente Secreto”, de Yuri Fernandes Brasão, melhor documentário, "Atrás das Redes”, de Sandra Saquita, melhor figurino, "Fale Agora ou Cala-se Para Sempre”, do brasileiro Beto Besant, melhor som, "Kambwa”, melhor trilha sonora, "20 Minutos”, da Kamba Studio, melhor actriz, Liany Li, e melhor produção, "Herói Esquecido”.
A 4ª edição do Festival Internacional de Curta-metragem (Fesc Kianda), que decorreu de 20 a 27 do mês passado, no Instituto Guimarães Rosa, ex-Centro Cultural Brasil-Angola, apresentou 36 filmes dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que retratam diversos assuntos da nossa realidade dos países.
A abertura do festival ficou marcada com uma homenagem ao cineasta angolano Asdrúbal Rebelo, pelos seus feitos no cinema nacional.
O evento, que atribuiu 25 distinções e certificados de participação ao Melhor filme, realizador, actor, actriz, figurino e fotografia, tem como objectivo incentivar a produção nacional, distribuição e difusão de obras cinematográficas e audiovisuais.
O Fesc Kianda promoveu, igualmente, o debate sobre o mercado de distribuição e a exibição cinematográfica nacional, bem como incentivou a sociedade a apreciar e divulgar as obras de cinema e audiovisual na CPLP, incitar o investimento, atrair financiamento, bem como garantir que se faça intercâmbio dentro e fora da comunidade.
Promovido VS Lequeus Audiovisual, o evento analisou questões relacionadas com a sétima arte, entre estudantes e profissionais da área.
Participam no festival, que decorreu sob o lema "Cinema como fonte de desenvolvimento”, artistas do Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau. São parceiros do Fesc Kianda a Administração Municipal de Luanda, o Instituto Guimarães Rosa (Ex-CCBA) e o Horizonte Njinga Mbande. A terceira edição realizou-se em Janeiro de 2022 e o homenageado foi o cineasta angolano Nguxi dos Santos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão da Carteira Profissional de Artistas (CCPA) e a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC – S.A.) representados pelos seus presidentes, Maneco Vieira Dias e Zeca Moreno, estiveram em visita de trabalho na província do Namibe, por três dias.
O músico Kyaku Kyadaff foi recebido, esta quarta-feira, em Moçambique, pelo vice-ministro da Cultura, Fredson Bacar e o embaixador de Angola em Moçambique para uma visita de trabalho, soube o JA Online junto da assessoria do cantor.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.