Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O engenheiro agrónomo Fernando Pacheco lançou, sábado, em Benguela, os livros “Conversas Interpelantes na Mulemba” e “Crónicas da Nossa Terra”.
As obras abordam, entre outros aspectos, diversas ideias sobre o desenvolvimento das comunidades, analisa propostas do Executivo, que visam resolver os problemas económicos e sociais nas comunidades, por meio de textos literários.
Segundo o autor, as obras, permitem, também, conferir aos jovens de diversos estratos sociais uma ampla visão que lhes permita encontrar caminhos e respostas para os seus anseios.
Para se chegar a bom porto, "é preciso que a juventude tenha como ponto de partida, a formação académica, técnica e profissional, no sentido de poder contribuir na estabilidade democrática que se vive”, argumentou o autor.
O livro "Conversas Interpelantes na Mulemba” tem 333 páginas e é uma obra editada, pela primeira vez, em Maio do corrente ano, com uma tiragem de 500 exemplares.
"Crónicas da Nossa Terra” é um livro que teve igual número de tiragem, 500 exemplares, surge, também, pela primeira vez, editada no passado mês de Maio do ano em curso.
O acto de lançamento das duas obras teve lugar na sala de Conferências da UNTA e juntou membros da cultura, docentes universitários, líderes das organizações da sociedade civil e não-governamentais.
Para o professor universitário Tuca Manuel são obras que vêm despertar a sociedade, sobretudo os estudiosos, outra maneira de organização das comunidades e das instituições, porque trazem instrumentos importantes que permitem aos amantes da leitura, adicionar um valor científico no domínio do saber.
A directora da ADRA - Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, Antena Benguela, Cecília Quitombe, considerou ser um grande ganho, visto que as obras podem ajudar a compreender melhor sobre a vivência nas comunidades, assim como, mitigar políticas públicas para o seu melhoramento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).